A Polícia Militar realizou a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO 2024), na última quinta-feira (28), no auditório do Quartel do Comando Geral. Os capitães concluem o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública.
O evento foi prestigiado por familiares e amigos dos formandos, autoridades civis e militares, além de instrutores e demais autoridades.
Com carga horária de 368horas/aula, o CAO foi distribuído em 19 disciplinas, além de palestras e outras atividades voltadas para a capacitação dos capitães discentes, priorizando não apenas o embasamento teórico, mas também a aplicação prática do conhecimento adquirido.
O CAO é destinado a oficiais do Quadro de Oficiais Combatentes, e tem por objetivo a atualização profissional dos conhecimentos nas áreas das ciências humanas, sociais e jurídicas, da gestão e da aplicação técnica operacional em segurança pública, um marco significativo na carreira dos capitães combatentes da Polícia Militar do Espírito Santo, constituindo um passo essencial para a ascensão ao quadro de oficiais superiores.
“O CAO é mais que uma exigência profissional, e sim uma experiência para os futuros gestores da PMES”, destacou o comandante da APM, tenente-coronel Flavio Ribeiro Cavatti ao lembrar que nessa edição do curso foi exigida a confecção de um produto técnico, quando os discentes tiveram o desafio prático, devendo apresentar soluções viáveis para a Instituição.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, em sua fala destacou que em um curto espaço de tempo os então formandos estarão à frente da gestão da Corporação. “Vocês estão responsáveis por pensar na Instituição do futuro, com planejamento e gestão de responsabilidade possíveis de enfrentar a criminalidade e ofertar um serviço de qualidade à comunidade capixaba”, ressaltou o comandante.
O CAO 2024 teve sua aula inaugural em 24 de abril de 2024. Alcançaram os três primeiros lugares, respectivamente, os capitães Antoniony Fantacelle Junger, Livia Camporez Giuberti Loss e Edneia Vieira Serrano. O tenente-coronel Artur Schmidt Júnior, instrutor da disciplina de Logística, Contratação e Gestão de Contratos e de Convênios foi homenageado como paraninfo da turma.
Mín. 20° Máx. 28°