FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Alunos de cinco Escolas Estaduais do Amazonas tiveram seus projetos selecionados para a etapa de eleição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, iniciativa que visa oferecer um espaço para o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países que integram o Mercosul. Dos seis projetos classificados, seguirão para a etapa nacional do PJM os três projetos que obtiverem o maior número de votos.
A participação no PJM possibilita aos estudantes de Escolas Estaduais o protagonismo na tomada de decisões que impactam diretamente o futuro dos jovens e adolescentes. Para a técnica pedagógica da Coordenação do Ensino Médio (CEM) da Gerência de Ensino Regular (GER) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Samantha Catry, o suporte e o incentivo aos alunos chegam de diversas maneiras.
“Essas iniciativas são fundamentais para fomentar a cultura de participação e responsabilidade social entre os jovens, contribuindo também para a formação de uma geração mais engajada e consciente do seu papel na sociedade”, afirmou a gestora.
Durante a primeira etapa, os estudantes apresentaram um projeto autoral, com a orientação de um professor, focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar. Os projetos foram avaliados seguindo os critérios de originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução, além de também se enquadrarem ao tema desta edição do PJM: “A integração regional e as mudanças climáticas”.
Cronograma
A partir da classificação, os alunos têm até a sexta-feira (07/02) para o envio da documentação e material de candidatura. A campanha eleitoral será realizada logo após, entre os dias 10 e 18 de fevereiro. A votação será feita virtualmente por meio da página do PJM: https://www.gov.br/mec/ptbr/pjm, nos dias 19, 20 e 21/02.
O resultado preliminar das eleições será divulgado no dia 24 de fevereiro, e o resultado oficial no dia 7 de março. Os três projetos com maior número de votos serão classificados para a Etapa Nacional do Parlamento, que acontecerá em julho de 2025, em Brasília. No mês de agosto de 2025, os alunos participarão da Etapa Internacional, em Foz do Iguaçu (PR).
Projetos selecionados
Ao todo, foram classificados seis projetos de estudantes amazonenses, dentre eles dois projetos do interior do estado. Na capital, foram selecionados os projetos:
“Mãos para a semeadura: Jovens em Ação pelo meio ambiente”, do aluno Luisangel Uriel Moreno, da Escola Estadual Patrícia Barros de Azevedo. O aluno foi orientado pelo professor Evandro Oliveira Reis Junior.
“A merenda escolar que protege a Amazônia. Integrando estudantes da Pan-Amazônia para mitigar as mudanças climáticas”, da aluna Maria Luiza Bezerra Vieira, da Escola Estadual Ten. Coronel Cândido José Mariano. A aluna foi orientada pelo professor Marcelo de Castro Silva
“Recicla Pet: Conscientização e Sustentabilidade em Ação”, da aluna Maria Eduarda Cavalcante Azevedo, da Escola Estadual Senador Petrônio Portella. A aluna foi orientada pela professora Leonice Farias da Silva.
“Nosso clima é nossa casa: O descarte de lixo consciente e ações para diminuir a poluição de igarapés urbanos”, da aluna Ana Karolina Macedo da Silva, da Escola Estadual Jorge Karam Neto. A aluna foi orientada pelo professor Douglas Alencar de Vasconcelos.
E no interior, dois projetos da Escola Estadual Profª Gercília Barbosa Sampaio, localizada em Boa Vista dos Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), foram classificados: “Vozes da Floresta: Integração e mudanças climáticas na Amazônia”, da aluna Sofia Ariela de Matos Gomes, orientada pelo professor Rielson Gomes; e o projeto “Faces da transformação na casa comum”, da aluna Maria Carla Barreto Miranda, orientada pelo professor José Carlos de Sousa Miranda.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), e proporciona aos jovens estudantes de redes públicas um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades como domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.
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