As inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) começaram nessa quarta-feira (5) e podem ser feitas até 17 de março. O cadastro deve ser realizado exclusivamente pelas escolas no site oficial da competição ( www.obmep.org.br ).
Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada completa duas décadas incentivando o ensino da matemática e descobrindo talentos em todo o Brasil. Podem participar alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além de instituições privadas.
A OBMEP reúne milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Na edição de 2024, alunos da rede estadual do Piauí conquistaram 38 medalhas, sendo quatro de ouro, dez de prata e 24 de bronze.
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, atribui o bom desempenho ao projeto Seduc Olímpica. “Criamos diversas ações para engajar e preparar nossos estudantes para as olimpíadas do conhecimento. Estamos obtendo excelentes resultados e esperamos alcançar ainda mais”, afirmou.
A OBMEP distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de conceder 51 mil menções honrosas. Os alunos premiados poderão ingressar no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece uma bolsa de R$ 300 para estudantes de escolas públicas. Além das premiações nacionais, haverá reconhecimento estadual para os participantes com melhor desempenho.
Projeto Seduc Olímpica
Criado em 2023, o programa Seduc Olímpica incentiva a participação dos alunos da rede estadual em competições acadêmicas. Entre as iniciativas promovidas estão o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), a Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e a Olimpíada Estadual de Ciências (OEC).
Mín. 18° Máx. 28°