O Summit Piauí Turismo começou nesta quinta-feira (5), reunindo grandes nomes do turismo nacional e proporcionando experiências únicas com os principais destinos do estado. O evento, realizado no Teresina Shopping até o dia 6, traz inovações e capacitações para empresários, trabalhadores e gestores piauienses.
Entre as atrações estão experiências de realidade aumentada, permitindo explorar virtualmente os paredões da Serra da Capivara, as praias de Barra Grande e o Cânion do Poti. A programação também inclui palestras e painéis sobre as melhores práticas no setor. O primeiro dia contou com painéis do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul e Badespi. No segundo dia, o foco será em inovação, marketing, destinos turísticos inteligentes, inteligência artificial e redes sociais.
Para o Secretário de turismo, José Neto, realizar esse primeiro evento voltado inteiramente para o turismo destaca esse setor que muito tem a se desenvolver. “Nesse momento em que a gente reposiciona o Piauí nacionalmente e internacionalmente, promover um evento como esse faz com que todos os que trabalham no turismo olhem para o Piauí, vejam que o Piauí, nesse momento, acredita na força do turismo e acredita, principalmente, na força do povo do Piauí que trabalha no setor todos os dias, há muitos anos.”
O diretor técnico do Sebrae, Delano Rocha, explicou os esforços para promover as atrações do estado. “Temos buscado investir muito nesses últimos anos em ações de mercado, participar de feiras nacionais, montando estande, buscando dar visibilidade nesses eventos focados para o turismo, participando de rodadas de negócios para que as operadoras e agências conheçam mais dessas potencialidades e de tudo que temos nos nossos polos de turismo no estado”, afirmou.
A Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) tem se dedicado na promoção do turismo piauiense. O diretor de marketing da empresa, Bruno Reis, explica os esforços para a promoção das atrações. “A expectativa da Embratur é que a gente possa descobrir novos produtos para fortalecer a promoção do destino e que a gente tenha no curto prazo um número maior de turistas internacionais chegando ao Piauí”, detalhou.
Para o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, a realização de eventos como esse possibilitam para os gestores de cidades turísticas como a dele, melhorar as políticas públicas nessa área. “Nossa área mais forte é o turismo e estamos aqui para aprender mais com treinamentos, para a tomada de decisões corretas para continuarmos a desenvolver o turismo do município”, explicou o prefeito.
A especialista em ecoturismo, Beatriz Carvalho, reforçou a necessidade de qualificação no setor. “Esse evento vem para sensibilizar as pessoas para o potencial que a gente tem aqui no Piauí, de norte a sul, temos diversas potencialidades para trabalhar com o ecoturismo. E esse evento tem a potencialidade para a qualificação desses gestores que estão à frente do turismo, e assim, ter conhecimento para poder compartilhar com aquelas pessoas que vêm conhecer o nosso Piauí”, reforçou.
O Summit Piauí Turismo tem o patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo/Setur e o co-patrocínio do Grupo Claudino; o apoio da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ); colaboração da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), parceria da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR). A realização é da Radical Produções.
1 / 17
Mín. 20° Máx. 28°