Diversão com segurança e saúde é prioridade para o Governo do Estado. Pensando nisso, estão sendo disponibilizados dois hospitais de campanha, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofertando atendimento médico de urgência e emergência na programação de pré-carnaval. Os equipamentos foram instalados na Avenida Litorânea, e também contam com apoio de ambulância.
"A importância é trazer segurança aos foliões para que eles possam brincar tranquilamente, mas caso algo aconteça, as nossas equipes assistenciais estarão prontas para fazer toda a tratativa, com transferência daqueles casos mais graves para unidades de saúde de referência", disse a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Nayanne Lara Rocha.
Os dois hospitais de campanha estão localizados na extensão da Avenida Litorânea, um logo no início, e o outro próximo à estátua de Yemanjá. As duas estruturas contam com equipe formada por médicos, técnicos de enfermagem e equipe de apoio, totalizando mais de 20 profissionais envolvidos. Além disso, duas ambulâncias dando apoio em cada hospital, sendo um veículo com estrutura básica e outro equipado como Unidade de Suporte Avançado (USA).
Os pacientes que necessitarem de suporte mais especializado serão encaminhados à UPA Araçagi ou o Hospital Geral Vila Luizão. As demandas com maior gravidade serão direcionadas para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1).
O funcionamento dos hospitais de campanha do governo durante a programação do pré-carnaval será nos dias 7, 9, 16 e 23 de fevereiro, de 13h às 21h, com exceção do dia 7 de fevereiro, que será de 18h às 3h.
Alertas
Nem só de diversão e alegria é feito um bom carnaval, mas também de prevenção e orientação. Dessa maneira, é importante que os brincantes estejam atentos a algumas regras que poderão garantir o bem-estar, evitando que a festa termine mais cedo.
De acordo com a médica generalista Mariane Belshoff, que integra a equipe do Hospital de Campanha, é necessário se prevenir. "É importante que as pessoas bebam bastante água e estejam alimentadas para evitar episódios de hipoglicemia ou gastroenterite, por exemplo. Além disso, é preciso estar bem calçado para prevenir acidentes com queda. Mas caso aconteça, procurar atendimento o quanto antes", frisou.
É importante lembrar também que durante as festividades carnavalescas, a Secretaria de Saúde colocou à disposição da população preservativos masculinos e femininos, além de unidades de gel lubrificante. A intenção é chamar atenção das pessoas para o sexo seguro e protegido, evitando a exposição à doenças sexualmente transmissíveis.
Bloco da Saúde
No dia 23 de fevereiro, a SES reforça o tema “Saúde na avenida, folia garantida”, com o tradicional Bloco da Saúde, promovendo ações de prevenção com orientação e distribuição de preservativos e géis lubrificantes.
A concentração do Bloco da Saúde começará a partir das 13h, na extensão da Avenida Litorânea.
Mín. 18° Máx. 28°