Barreiras, incursões, abordagens a pessoas e a veículos suspeitos levaram à prisão em flagrante de três pessoas na noite dessa quinta-feira (6) durante operação de reforço ao policiamento ostensivo e preventivo executada pela Polícia Civil e Polícia Militar nos municípios de Santa Inês e Pindaré-Mirim.
As prisões ocorreram em Santa Inês. Entre elas, dois homens que estavam em uma motocicleta. Os policiais deram ordem de parada ainda no bairro Santo Antônio, mas eles seguiram em alta velocidade.
O passageiro estava portando uma arma de fogo e, em determinado ponto do trajeto, já no bairro Canaã, saltou e tentou atirar contra os policiais, que revidaram e o alvejaram na perna. Ele ainda tentou fugir, diferente do condutor, mas foi preso.
A motocicleta em que eles estavam, de cor cinza, foi apreendida, assim como o revólver calibre .38 que portavam, quatro munições intactas e outras duas utilizadas. Eles são suspeitos, de acordo com a polícia, de integrarem uma facção criminosa e de, horas antes, terem roubado uma motocicleta modelo biz, de cor rosa, no bairro Vila Militar.
O terceiro preso trata-se de uma mulher. Ela foi abordada pelos policiais em situação suspeita numa região conhecida como "Cracolândia", nas proximidades da rodoviária da cidade. Com ela, eles encontraram entorpecente e uma quantia em dinheiro, material que foi apreendido. Um simulacro de arma de fogo também foi recolhido durante as ações.
A ação, deflagrada no âmbito da Operação Guardião, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), visou a prevenção de homicídios, a redução do tráfico de entorpecentes, de outros crimes violentos na região e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal.
“Essa é mais uma operação no âmbito da segurança pública do estado do Maranhão, desta vez uma operação integrada com as forças de segurança do município de Santa Inês, que segue um planejamento contínuo de operações para este ano de 2025”, destacou o delegado regional de Santa Inês, Allisson Guimarães, ao sinalizar que mais ações semelhantes serão executadas para garantir a segurança da população.
Os policiais envolvidos na operação estiveram nas ruas madrugada adentro. “Saímos às ruas com o objetivo de abordar bares, restaurantes, congêneres, abordar pessoas em veículos, em motocicletas para retirar delinquentes de circulação, cumprir eventuais mandados de prisão, e combater o tráfico de entorpecentes”, destacou o tenente-coronel Fábio Aurélio, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar.
A operação seguiu uma estratégia de inteligência e contemplou bairros específicos das cidades. Em Santa Inês, os bairros alvos foram Aeroporto, Mercado Municipal, Sabak, Jardim Abreu, Vila Marcone, Mutirão, Vila Militar, Vila Adelaide Cabral, Vila Canaã, Santo Antônio e Centro.
Já no município de Pindaré-Mirim, os policiais percorreram os bairros Marrocos, Aline Salgado, Campo Agrícola, Nova Brasília e Centro.
Mín. 18° Máx. 27°