A Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA) está cheia de cores, formas e aromas. São as velas decorativas que chegaram por meio do trabalho da empreendedora Manon Braga Gonçalves. A Feira, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), é realizada todas as sextas-feiras, sempre das 8h às 14h, colocando à disposição do público (visitantes locais e turistas) uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
Manon é natural da cidade de Guanhães, no interior do estado de Minas Gerais. Ela chegou a João Pessoa em 2019 e se apaixonou pelo lugar. A empreendedora que participa da Feira dos Aromas conta que sua marca, a Vela Arte & Aroma, surgiu em 2024.
“Sou administradora de formação, mas também sou terapeuta holística. Fiz um curso presencial sobre vela artesanal no Espaço Holístico Terra Shakti e me encantei com esse universo. Quero e estou levando esses benefícios para as pessoas”, diz. A Feira dos Aromas é a primeira experiência de Manon como expositora e ela espera expandir sua clientela e seus contatos. “Assim como Chico Xavier dizia, ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão”, compara ela.
Karaokê na Feira - Na Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo desta sexta-feira (24), além da novidade das velas decorativas, o evento também será preenchido com música e muita diversão com o Karaokê Canto Livre aberto ao público.
Shâmara Rached, coordenadora da Feira, afirma que a ação busca promover a interação do público com expositores e a beleza natural do próprio ambiente onde é realizada a Feira dos Aromas. “Queremos que cada vez mais pessoas se encantem com nossos produtos e nosso lugar”, diz. “A entrada é gratuita e tragam a família para juntos soltarmos a voz”, convida a jornalista Ana Ponzzi, que organiza o Karaokê Canto Livre ao lado do também jornalista Emanuel Noronha.
Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.
Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.
Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.
Mín. 20° Máx. 31°