A Fundação Casa de José Américo (FCJA) recebeu, nessa quarta-feira (22), a doação de um exemplar da primeira edição do romance ‘O Boqueirão’, de 1935, uma das obras de autoria do patrono que dá nome à instituição paraibana instalada na capital, João Pessoa. Na prática, a doação foi uma devolução da obra ao acervo da FCJA.
“Achei o livro abandonado em um sebo e, ao folheá-lo, percebi o carimbo da Fundação Casa de José Américo. Achei que era meu dever cívico devolver o livro à sua instituição”, revela Mali Trevas, secretária parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ela conta que “ama comprar edições antigas de livros clássicos” e, em uma de suas visitas ao sebo, acabou encontrando o exemplar.
O presidente da FCJA, o jornalista Fernando Moura, recebeu o livro e aproveitou para mostrar à secretária parlamentar o recém-inaugurado Núcleo de Estudos Arqueológicos da instituição que preserva, pesquisa e divulga a memória e as obras do político e escritor José Américo de Almeida.
A entrega da obra ao acervo também foi acompanhada pelo bibliotecário Francisco de Assis Vilar, servidor da FCJA, e pelo artista plástico e pesquisador Chico Pereira.
Mín. 20° Máx. 31°