A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) inaugurou, nessa quinta-feira (19), espaços para a melhoria do atendimento e organização dos serviços prestados aos pacientes. Foram entregues a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o Almoxarifado, a Farmácia Dispensário de Medicamentos e a Farmácia de Manipulação. As novas instalações têm como objetivo otimizar os fluxos de trabalho, garantir maior eficiência na gestão de insumos e medicamentos, proporcionar mais segurança e agilidade no atendimento.
De acordo com José Alberto, gerente Administrativo Financeiro da NMDER, os espaços foram planejados com foco na transparência e eficiência. “Hoje inauguramos áreas essenciais que garantem a organização e eficiência no fornecimento de materiais e medicamentos. O planejamento iniciado há seis meses traz maior transparência, melhor fiscalização e otimização da gestão, assegurando um atendimento mais seguro e ágil aos pacientes”, elencou.
As novas instalações foram estrategicamente distribuídas. A CAF e o Almoxarifado foram implantados no subsolo, permitindo maior capacidade de armazenamento e melhor controle de estoques. Já a Farmácia Dispensário de Medicamentos está localizada no 7º andar, enquanto a Farmácia de Manipulação ocupa o 8º andar. Entre os avanços, a CAF agora conta com uma máquina fracionadora de medicamentos, que automatiza processos anteriormente manuais, trazendo mais agilidade e precisão.
Presente na solenidade de inauguração, o superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, destacou a relevância desse momento para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. “Com a inauguração desses novos espaços na NMDER, podemos citar dois pontos principais de melhoria: a economia dos recursos e a segurança no tratamento dos pacientes. As mamães e os recém-nascidos têm muito a ganhar com esses avanços, que trazem mais segurança e eficiência nos processos”, frisou.
A coordenadora da farmácia, Eliane Rodrigues, destacou a importância dessas novas instalações para o dia a dia da maternidade. “Hoje é um dia muito especial e estamos muito felizes. A CAF centraliza as compras e distribuição de medicamentos, enquanto a Farmácia Dispensário atende diretamente os pacientes internados. A Farmácia de Manipulação, no 8º andar, trouxe a implantação da dose unitária, um sistema inovador e esperado”, disse.
A dose unitária, já em funcionamento na maternidade, é um recurso inovador que permite a preparação individualizada de medicamentos, entregues prontos para a administração pela equipe de enfermagem. Esse modelo reduz desperdícios e aumenta a segurança no processo de medicação.
Ivan Barbosa de Carvalho Júnior, coordenador do Almoxarifado, ressaltou as melhorias na gestão de estoques. “Com o novo Almoxarifado, conseguimos estocar materiais por mais tempo, reduzindo problemas de falta de mercadoria. Além disso, desenvolvemos indicadores que nos mostram o ponto ideal para realizar novas solicitações de compras, diminuindo gargalos e otimizando a gestão”, finalizou.
Mín. 20° Máx. 29°