Referência para mais de 800 mil habitantes do estado, a maior maternidade do Tocantins finaliza o ano de 2024 comemorando conquistas e dedicações. Sob o gerenciamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2024, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) concluiu reformas, inaugurou novos espaços, capacitou pais e profissionais visando qualidade de vida e muitas outras ações.
Neste ano, o HMDR recebeu uma avaliação positiva pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e alcançou e manteve o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde (MS) aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS).
A unidade conta com 1,1 mil profissionais, com 25 especialidades médicas, sendo enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, administrativos e outros. Na unidade são disponibilizados 94 leitos obstétricos e ginecológicos, 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, 20 leitos da Unidade de Cuidados Neonatais Convencionais e 06 leitos da Unidade de Cuidados Neonatais Canguru.
Segundo o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, “estamos chegando ao final de mais um ano de nossa trajetória. O ano de 2024 foi repleto de desafios e conquistas, sendo que em todos os momentos pudemos contar com a dedicação, esforço e parceria de nossos colaboradores, para que fosse possível superar os desafios e colher os frutos das conquistas. Assim, em nome de toda a direção, quero agradecer imensamente a sua dedicação, esforço e doação, servidor do HMDR. Desejo que em 2025 estejamos novamente juntos nessa jornada”.
“Queremos agradecer o esforço e dedicação de cada servidor ao longo do ano. Juntos conseguimos fazer a diferença em 2024 na vida de muitas pessoas, e estamos chegando ao término de 2024 na certeza de que grandes coisas estão reservadas para 2025, juntos faremos coisas maiores", comentou a representante do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Eliene Batista de Sousa Santana.
Em 2024, o hospital realizou pela 1ª vez, o Encontro Estadual pela Saúde Materno Infantil para fomentar ações em benefício ao cuidado materno infantil em todo o território tocantinense. “Fui muito bem acolhida desde o início no HMDR, tive uma gestação tranquila, participei de curso de amamentação e curso de parto, que me deram muita segurança e base para cuidar do meu filho. Consegui ter o parto normal, foi um atendimento de excelência e humanizado, a doutora esteve presente em todo o momento dando auxílio. Logo em seguida tive alta, mas o meu bebê teve baixo peso e tive que voltar, recebeu orientações sobre amamentação, o banco de leite me apoiou muito dando suporte, então foi muita atenção que recebemos, até que ele ganhou peso. Gratidão por toda a equipe, super recomendo o hospital”, relatou a paciente acolhida no HMDR, Agassy Moura.
Entregas
Em 2024 no HMDR, houve a conclusão da reforma e adequação da sala de observação; entrega do novo espaço destinado ao setor de cardiotocografia; criação de novo espaço de atendimento ambulatorial, o consultório 02.
Alguns espaços foram reformados, como renovação da parte estrutural e entrega de novo mobiliário no setor de serviço social; reforma do setor de ultrassonografia; os vestiários feminino/masculino e banheiros; reforma e adequação do espaço para acolhimento do SAVIS; também houve a adequação da parte estrutural e mobiliária do consultório 01.
Houve a implantação do prontuário eletrônico, com instalação de infraestrutura e cabeamento. Entre os equipamentos hospitalares entregues em 2024, está a entrega de 02 incubadoras neonatais estacionárias ao HMDR e 17 aparelhos detectores fetais.
Produção do ano
Segundo dados do Serviço de Estatística do HMDRentre janeiro a novembro de 2024 houve 2.273 partos normais e 2.251 cesarianas na maternidade. No serviço de registro civil instalado no hospital, 2.989 bebês foram registrados em 2024. Neste ano, foram 20.625 atendimentos de urgência e emergência. E 11.515 ambulatoriais.
O Banco de Leite Humano da unidade realizou 8.795 atendimentos individuais, 10.052 atendimentos em grupo, 1.878 visitas domiciliares e contou com 561 doadoras, que beneficiaram 758 bebês.
No Consultório de Odontologia foram realizadas, em 2024, 7 mil orientações para gestantes e puérperas sobre para prevenção de complicações como fissuras mamárias e mastite, cáries, detecção precoce de condições como o freio lingual curto e outros. Dentre os recém-nascidos examinados, foram realizados mais de 500 procedimentos, incluindo frenectomias e exodontias de dentes neonatais. Foram 400 gestantes de alto risco examinadas, com mais de 600 procedimentos realizados, como profilaxias, raspagens, exodontias e restaurações.
Em 2024 foi disponibilizado pela 1ª vez, um novocanal de atendimento virtual do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS/HMDR), via WhatsApp. Pelo telefone (63) 3218-7786 acolhe de forma sigilosa e é destinado para todas as pessoas, independente de sexo e idade.
Os cuidados intensivos também se destacaram com 5.920 pacientes acolhidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); 4.280 pacientes atendidos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINco) e 1.001 recém-nascidos acolhidos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UNINca).
Dentro das ações de humanização, 243 mulheres foram capacitadas no Curso de Preparação para o Parto em 2024 e 48 cursos e capacitações direcionadas especificamente aos profissionais da maternidade, visando especialização na área da saúde e melhoria na qualidade de atendimento.
Mín. 20° Máx. 29°