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Parceria entre Pefoce e SPS facilitará a emissão de 10 mil Carteiras de Identidade Nacional para cidadãos com situações de urgência

Com o objetivo de garantir acesso rápido e eficaz à documentação de identificação para cidadãos em situação de vulnerabilidade ou emergência, a Per...

13/09/2024 às 12h55
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará
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Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com o objetivo de garantir acesso rápido e eficaz à documentação de identificação para cidadãos em situação de vulnerabilidade ou emergência, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), dará início a uma ação para a emissão emergencial da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço será oferecido, exclusivamente, em situações de urgência devidamente justificadas e ocorrerá em três sábados de setembro: dias 14, 21 e 28, em Fortaleza (sede da CHPB da Pefoce, unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão), Maracanaú (Casa do Cidadão), Juazeiro do Norte (Vapt Vupt) e Sobral (Vapt Vupt).

Promovendo a cidadania, o intuito da ação é facilitar a emissão do documento para cidadãos que necessitam com urgência da identificação, seja por motivos de saúde, trabalho, questões sociais ou outras situações justificáveis. A carteira de identidade é essencial para o acesso a serviços de saúde, emprego e benefícios sociais.

Ao oferecer a emissão emergencial da identidade, a parceria promove a inclusão social e a defesa dos direitos fundamentais. As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo, em janeiro de 2024, continuam válidas até o ano de 2032. O atendimento será feito exclusivamente com agendamento prévio no site meuvaptvupt.com.br.

Agendamento

Os interessados que precisam da CIN em caráter de urgência devem realizar o agendamento online, por meio do link https://agendamento.meuvaptvupt.com.br/agendamento/, justificando a urgência e anexando documentos comprobatórios.

Para acessar o serviço, o cidadão deve clicar na opção “Emissão Carteira de Identidade – Casos Emergenciais” no portal, e seguir as etapas solicitadas.

As solicitações serão analisadas e priorizadas conforme os critérios de urgência. O agendamento começa nesta quinta-feira (12), e a campanha emergencial ocorrerá mensalmente, como uma medida contínua para atender a população em situações emergenciais.

A nova campanha de emissão emergencial da CIN tem capacidade para realizar um total de 3.325 atendimentos a cada sábado, totalizando, aproximadamente, 10 mil atendimentos no final da operação. Na ação deste mês de setembro, a Pefoce, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), será responsável por 875 atendimentos diários, enquanto as unidades do Vapt Vupt atenderão 2.210 cidadãos, e as Casas do Cidadão realizarão 240 atendimentos por dia.

É importante ressaltar que, além dessa ação emergencial aos sábados, o atendimento emergencial para emissão da CIN já ocorre diariamente em todas as unidades Vapt Vupt e em diversas unidades da Pefoce, atendendo cidadãos que necessitam do documento em caráter urgente, garantindo a prestação de serviços contínuos e acessíveis para todos.

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