No acumulado do ano, o Estado também apresentou redução nas mortes
Integração entre as Forças de Segurança, diálogo intersetorial com órgãos aliados e investimentos permanentes possibilitaram a redução de 75% no indicador de crimes de feminicídio no Ceará. O resultado positivo aponta um caso em agosto deste ano, contra quatro registros, no mesmo período do ano passado. Em Fortaleza, a diminuição ficou em 50%, com um feminicídio no oitavo mês de 2024, contra dois registros no mesmo período, em 2023. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as cidades do Interior Norte tiveram diminuição de 100% nos casos de feminicídio, com nenhum registro em agosto de 2024, contra um caso em cada região, no ano anterior.
No acumulado do ano, considerando os oito primeiros meses do ano, o Ceará reduziu em 25% os casos de feminicídio em 2024. Foram 24 ocorrências, contra 32 registros no mesmo período em 2023. Todas as regiões tiveram diminuição, com destaque para o Interior Norte, onde as feminicídios reduziram 40% entre janeiro e agosto. Foram seis casos em 2024, contra 10 registros no mesmo período, em 2023. Em Fortaleza, a redução ficou em 14,3%, com um registro a menos na comparação entre os dois anos. Em 2024, a Capital teve seis feminicídios, contra sete, nos oito primeiros meses de 2023. Na Região Metropolitana, os crimes reduziram 33,3%, com quatro registros em 2024 contra seis, em 2023. Já no Interior Sul, a redução ficou em 11,1%, com oito casos em 2024, contra nove nos oito primeiros meses do ano passado.
No último dia 6 de setembro, oGoverno do Ceará entregou 51 novas viaturas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os veículos, do modelo Toyota Yaris, foram distribuídos para o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac/PMCE), Patrulha Maria da Penha e Ronda Escolar. Na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, pontuou a importância do investimento para a proteção das mulheres. “Os dados do Fórum Nacional de Segurança Pública apontam, pelo segundo ano, que oCeará é o estado com o menor número de casos de feminicídios. Isso não quer dizer que os dados nos acomodem, pois nos estimulam a trabalhar mais para que possamos reduzir a violência contra as mulheres no Ceará”, disse.
“O Governo do Estado investe nesses equipamentos mais novos, modernos, para dar dignidade ao policial, dar condições dele se deslocar até onde a população está e, especialmente, mulheres vítimas de violência, escolas e o patrulhamento comunitário”, reforçou, na ocasião, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.
No mês anterior, em agosto de 2024, o Governo do Ceará, emparceria com o Ministério das Mulheres do Governo Federal, assinou a Carta de Compromisso – Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero. No mesmo evento, por meio de decreto, o governador Elmano de Freitas formalizou a criação do Núcleo Especializado de Atendimento e Enfrentamento à Violência Política de Gênero, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Mín. 19° Máx. 21°