Com o período chuvoso em andamento, o Governo de Minas reforça ações integradas para proteger os mineiros e minimizar os danos das chuvas. Por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) , da Polícia Militar (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) , diversas iniciativas visam garantir um atendimento rápido e eficiente.
Uma delas é a blitz educativa, realizada nesta quinta-feira (23/1), na Avenida Teresa Cristina, em Belo Horizonte. Equipes distribuíram panfletos, orientaram sobre cuidados em caso de chuva intensa e divulgaram canais de emergência: 190 (PMMG), 193 (CBMMG) e 199 (Cedec).
Para o superintendente Administrativo da Defesa Civil, major Cristiano Ferreira, ações como essa “permitem que os mineiros estejam preparados para agir de forma segura em situações de risco. Nossa meta é salvar vidas e minimizar os estragos por meio da conscientização”.
Apoio aos municípios
A Defesa Civil ampara cidades remotamente e in loco, garantindo a volta à normalidade. Os agentes apoiaram diretamente cerca de 350 municípios, auxiliando na decretação de situação de anormalidade, pedidos de ajuda humanitária e orientações para ações de resposta.
Até 21/1, a Cedec enviou mais de 85 toneladas de material de ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, colchões, kits dormitório, kits limpeza e outros itens, aos atingidos pelas chuvas.
A grande capilaridade da Polícia Militar reforça as ações de Defesa Civil, atuando no resgate e salvamento de pessoas. O trabalho é feito durante todo o ano pelo Comando de Aviação do Estado (Comave), com especial atenção no período de chuva.
“Estamos presentes nos 853 municípios do estado, 24 horas por dia. Esse apoio da Polícia Militar é fundamental para que a sociedade seja amplamente atendida, em todas as regiões de Minas Gerais, e tenha ciência que pode contar com a atuação de suas forças de segurança”, relata a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela.
O Corpo de Bombeiros Militar já fez mais de 5 mil atendimentos emergenciais, incluindo vistorias em áreas de risco de queda de árvores, inundações e deslizamentos de terra, que frequentemente resultam na evacuação de moradores. Até o momento, foram registrados 172 salvamentos em enxurradas e 205 atendimentos por colapso de estruturas ou deslizamentos de massa.
Ações de prevenção
Nos últimos três anos, o Estado investiu mais de R$ 94 milhões na estruturação das Defesas Civis municipais, entregando 513 kits com viatura e equipamentos para 494 cidades. Além disso, mais de 5 mil agentes foram capacitados entre 2023 e 2024.
Em 21/11 do ano passado, a Cedec inaugurou o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), com tecnologia para monitorar emergências em tempo real. Ele recebeu investimento de R$ 12,5 milhões, financiados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Caoma, e dos parceiros Instituto Proteja Minas e CeMAIS.
O CBMMG mantém Núcleos de Alerta de Chuva em toda Minas Gerais, com bombeiros especializados no monitoramento de áreas de risco e no acionamento de equipes para emergências. Na Região Metropolitana de BH, cerca de 90 bombeiros reforçam diariamente o efetivo operacional durante o período. O tenente Barcellos, porta-voz da corporação, acrescenta que “no interior do estado, o contrato de 20 caminhonetes 4x4 foi renovado para melhorar o acesso e atendimento em áreas alagadas”.
Mais de 1.700 ações de orientação foram realizadas em áreas de risco, abrangendo treinamentos, palestras, mapeamentos, visitas às escolas e blitz. Elas buscam sensibilizar comunidades e capacitar moradores para agir em emergências. Muitas delas são feitas em força-tarefa, integrando a Cedec, a PMMG e as cidades.
A PMMG também executa planos pluviométricos adaptados a cada cidade, com viaturas colocadas estrategicamente para interditar vias, e fiscaliza atividades de mineração e barragens, por meio da Polícia Militar do Meio Ambiente.
Com esforços coordenados e integrados, o Governo de Minas reafirma o compromisso em proteger vidas e enfrentar o período chuvoso com segurança e eficiência.
Mín. 20° Máx. 31°