A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), avança na instalação da fábrica de calçados Mariotta no município de Boquim, no Sul Sergipano. Na quarta-feira, 22, representantes da Codise, da Mariotta e da Prefeitura de Boquim visitaram o galpão estadual onde a nova unidade será instalada, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).
“É uma satisfação participar da mediação para a instalação da Mariotta em Sergipe, uma calçadista de renome nacional e que escolheu Sergipe para sua expansão. Não temos dúvida do sucesso que a empresa terá aqui no estado, com apoio do Governo de Sergipe, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) juntamente com o Sistema S para qualificação da mão de obra, e também a gestão municipal que se soma nessa parceria”, destacou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.
Fundada em 1985, em Jaú (SP), a Mariotta é referência na produção de calçados femininos e exporta para dez países. Atualmente, a empresa conta com 327 colaboradores diretos e produz 1,2 milhão de pares de calçados por ano.
Vagas
Com início das operações previsto para o segundo semestre de 2025, a indústria deve gerar 40 empregos diretos, inicialmente, com possibilidade de dobrar esse número em 2026. “Nosso objetivo é qualificar os colaboradores ao longo de seis meses, em parceria com o Programa Primeiro Emprego,do Governo do Estado, e iniciar a produção até setembro. Para o próximo ano, planejamos expandir para 80 funcionários”, disse João Camilli, controller da Mariotta.
O gerente comercial da Mariotta, Alex Rosalin, elencou algumas vagas que serão disponibilizadas e ressaltou o apoio do Governo de Sergipe como essencial para a escolha do estado como destino para a expansão da empresa paulista. “Teremos vagas em todos os setores da fábrica, desde corte, costura e montagem do calçado, até almoxarifado e expedição. Precisamos de mão de obra qualificada, e o suporte estadual é essencial para avançarmos”, afirmou.
O prefeito de Boquim, Jackson do Mangue Grande, reforçou o papel estratégico da Codise na atração de investimentos para Sergipe e celebrou o impacto positivo da instalação da fábrica para o município. “É com muita alegria que recebemos a empresa Mariotta. Quem vai sair ganhando é a nossa população, com geração de emprego e desenvolvimento. Ficamos muito felizes em saber que a Codise é um parceiro, trazendo indústrias para nossa cidade. A população boquinhense sonha com esse momento”, declarou.
Programa Primeiro Emprego
Para qualificação e captação da mão de obra, a Codise articulou uma parceria entre a Mariotta e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Por meio do Programa Primeiro Emprego (PPE), jovens entre 18 e 29 anos poderão participar de uma capacitação remunerada de seis meses, recebendo bolsas que variam de R$ 500 a R$ 750.
“O programa oferece qualificação para jovens que nunca tiveram experiência formal. Após o período de treinamento, eles estarão prontos para contratação na empresa. É uma oportunidade de entrada no mercado de trabalho e de gerar impacto positivo na vida dos participantes e suas famílias”, destacaram Marília Magalhães e Joeverton Costa, coordenadores do programa.
Além disso, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Seteem, será utilizado para captar profissionais com experiência, atendendo à demanda inicial da indústria.
Mín. 20° Máx. 31°