Sonhos não possuem idade e, nos casos daqueles acalentados por muitas décadas, se tornam inestimáveis. Nesse sábado (10), o senhor Aluísio da Silva Rabelo, de 90 anos, realizou um sonho de infância. Acompanhado do filho, ele visitou a 7ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (7ª Cia/ 1º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), situado no bairro Aeroporto, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.
A visita foi acompanhada pelo comandante adjunto da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (Comalp) do CBMCE. Foi o próprio tenente-coronel Christiano de Almeida Sales quem autorizou ao idoso a experimentar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) de aproximação para o combate a incêndios e vivenciar a experiência única de andar, por um pequeno trajeto, em uma viatura do CBMCE. “O senhor Aluísio é morador do bairro Cocó e acompanhou, de perto, o trabalho do Corpo de Bombeiros para a extinção do incêndio da reserva ecológica do Cocó”, narra o tenente-coronel.
“Conversando conosco, ele comentou que admirava o trabalho dos bombeiros e falou, também, do seu sonho de criança. Aí eu perguntei, se ele não teria interesse em conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros. Ele ficou muito feliz com o convite e aceitou. Para a corporação, é uma honra realizar esse sonho de criança e ele vivenciou, por pelo menos um dia, a profissão de bombeiro. Hoje, o sr. Aluísio é o nosso bombeiro honorário”, comemora.
“Senti uma emoção muito grande, porque nunca na minha vida imaginei que poderia realizar esse sonho. Mas, se você colocar uma coisa na cabeça, ela acontece. Sempre quando vejo passar uma viatura dos bombeiros, faço uma oração para Deus proteger todos eles, porque é uma missão muito bonita essa de salvar vidas: e como é gostoso poder ajudar os outros”, testemunha o senhor Aluísio relatando que se sentiu “anestesiado” com a experiência.
“Fiquei maravilhado em saber que o Governo do Ceará se empenha em manter uma instituição tão nobre e que conta com uma formação tão valorosa, essa dos bombeiros”, finaliza agradecendo a visita e citando, nominalmente, em um obrigado especial: Deus, o tenente-coronel Christiano e o filho que o levou até o quartel do CBMCE.
Em caso de interesse, o Corpo de Bombeiros orienta a própria população a procurar diretamente um dos batalhões da corporação. Os interessados precisam informar os dados e a quantidade de pessoas que participarão da visitação, bem como combinar data e horário. O agendamento ocorre em razão da equipe de plantão precisar se manter de prontidão, em caso de iminente acionamento, e poderá ser suspenso em caso de emergência.
Mín. 20° Máx. 30°