A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) participou da 9ª edição do programa Governo Presente, neste sábado (27/07), na Escola Estadual José Bernadino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.
A corporação apresentou o Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac), o projeto Educação para o Trânsito do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e a Terapia Assistidas por Cães, a Cinoterapia, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).
A cada semana, a PMAM tem apresentado as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais, que atuam para aproximar a Polícia Militar do Amazonas com a comunidade, promovendo ações de cidadania, educação, atenção à terceira idade e prevenção às drogas.
Na edição deste sábado, a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) apresentou a Terapia Assistidas por Cães, que visa levar conforto, apoio emocional e bem-estar para pacientes hospitalizados, especialmente crianças e adultos em instituições de saúde. O projeto vem sendo desenvolvido pela unidade desde o ano passado. Cerca de 500 pessoas passaram pelo estande, neste sábado, e conheceram o projeto.
Os cães Jatobá, Jaca e Drago, das raças Jack Russell, Pinscher e Pitbull, são os principais responsáveis por levar conforto e afeto às crianças e adultos em tratamentos, proporcionando bem-estar durante todo esse processo.
A Terapia Assistida com Cães utiliza o contato com esses animais em um método terapêutico complementar no tratamento de pacientes hospitalizados. Os cães policiais, treinados e certificados para essa função, têm se tornado verdadeiros aliados no processo de recuperação e enfrentamento das dificuldades enfrentadas por aqueles que estão em tratamento.
Foi apresentado à população também o Pesac, que representa um importante esforço da PMAM e do Governo do Amazonas para estreitar os laços com a comunidade escolar e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. No total, 108 pessoas passaram pelo estande do projeto.
O projeto, que atende mais de 21 mil alunos, é realizado em escolas estaduais de Manaus e nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Maués, Parintins, Tabatinga, Novo Airão e Autazes.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), unidade da PMAM especializada no policiamento ostensivo de trânsito e capacitada para executar escolta de dignitários, autoridades, celebridades e delegações esportivas; levou à 83 pessoas orientação sobre educação no trânsito.
As orientações incluíram informações sobre possíveis problemas de trânsito que podem ocorrer da zona urbana, com a finalidade de evitar congestionamentos, facilitar a circulação, fazer cumprir a legislação de trânsito e orientação a condutores e pedestres.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a participação da corporação busca mostrar as ações sociais e o impacto positivo dos policiais militares na comunidade.
“O Governo Presente vem trazendo a oportunidade de a Polícia Militar apresentar à população nossos programas e projetos que atuam em escolas, em comunidades, no acompanhamento de jovens e crianças, no incentivo ao esporte e também na proteção de mulheres, crianças e o público da melhor idade. Uma extensão da parte social que é realizada pela corporação”, declarou o coronel PM Klinger.
Mín. 20° Máx. 30°