Porto Acre recebe, nesta terça-feira, 21, e quarta, 22, o mutirão ambiental e a apresentação do Projeto de Restauração com Sistemas Agroflorestais (SAFs), as chamadas agroflorestas – plantio de alimentos sustentáveis, junto a espécies da floresta, o que promove a recuperação vegetal e do solo.
A ação é realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater).
Entre os serviços oferecidos no mutirão estão: adesão e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), elaboração do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) e Pronaf + Alimentos, emissão e desbloqueio de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), orientações sobre crédito e outros.
“Estamos indo aos municípios desde o ano passado, levando serviços e informações que norteiem os produtores rurais sobre como é possível regularizar a propriedade e também as janelas de oportunidades à produção. Os mutirões são ações contínuas realizadas nas cidades acreanas, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de Meio Ambiente, no âmbito da nossa Rede de Governança Ambiental”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias.
A ação mais recente foi realizada nos dias 7, 8, 9 e 10 deste mês, com o reforço do governo federal e diversos outros órgãos, em Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia.
Está programado mais um mutirão, em Feijó, nos dias 28 e 29 de maio.
Mín. 20° Máx. 31°