Na manhã desta quarta-feira (17), o Batalhão de Polícia de Trânsito da PMES realizou, no município de Vila Velha, mais uma edição da Operação Metano, com foco em veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV).
Na ocasião, veículos equipados com Gás Natural Veicular foram fiscalizados em relação à vistoria obrigatória, que atesta as condições gerais de segurança do equipamento.
Vale lembrar que a mudança do sistema original de alimentação veicular implica em alteração de suas características de fábrica, e só pode ser realizada com a autorização do órgão executivo de trânsito.
A instalação de cilindros de GNV impacta diretamente na segurança, sendo necessário que os automóveis sejam submetidos à inspeção regular, por agência credenciada, capaz de emitir o Certificado de Segurança Veicular, o CSV.
Durante a operação, os veículos foram fiscalizados nas proximidades dos postos de abastecimento de GNV.
Ao todo, foram abordados 32 veículos, sendo lavrados 24 autos de infração.
As principais irregularidades flagradas foram: conduzir veículo não submetido a inspeção de segurança; licenciamento em atraso; conduzir veículo com característica alterada e conduzir veículo em mal estado de conservação.
Além de arcar com o valor das multas aplicadas, os proprietários precisarão regularizar a situação dos veículos.
04 automóveis foram removidos ao pátio credenciado.
O BPTran adverte que a condução de veículos com GNV em situação irregular pode resultar em sérios riscos à segurança de condutores e demais usuários das vias, inclusive com risco de explosão.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 22° Máx. 30°