Foi publicado neste sábado (25) o resultado final da seleção para a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Produção Cultural, curso gratuito que vai ser realizado pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), a Universidade Estadual da Paraíba (UFPB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
A lista final de aprovados pode ser conferida no portal da Secult-PB na internet e os contemplados devem fazer matrícula entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro. No ato de matrícula, inclusive, os estudantes devem apresentar original e cópia de certificação de seleção, RG e CPF, comprovante de residência atualizado dos últimos três meses, foto 3x4, cópia de certidão de nascimento ou casamento, certidão de alistamento militar ou reservista (para pessoas do sexo masculino) e certidão de quitação eleitoral.
Ao todo serão 150 inscritos e o primeiro módulo já começa em 4 de fevereiro, um dia depois da aula-magna, que vai acontecer no dia 3 no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande. O curso será híbrido, com os módulos acontecendo à distância, mas com duas oficinas presenciais, sendo uma em Campina Grande (durante o São João 2025) e uma em João Pessoa (durante o carnaval 2026).
O curso de Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural vai ter duração de 18 meses e carga horária de 360 horas. A grade curricular prevê 10 disciplinas e mais a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, comemorou o fim do processo de seleção e destacou que está na expectativa para o início do curso. “Esse foi um projeto dialogado horizontalmente com a comunidade acadêmica da UEPB e que se prolongou por vários meses. Com o cuidado necessário para que entregássemos uma pós-graduação de qualidade, que atendesse as demandas de nosso principal público alvo, que são as trabalhadoras e os trabalhadores da cultura da Paraíba”, comentou.
O gestor explicou que, com o aumento expressivo dos editais de fomento e de premiação, provocado não só pelos investimentos recordes do Governo do Estado nos últimos anos, mas também pelos recursos federais oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura, surgiu a necessidade de cada vez mais profissionais habilitados na área de gestão e de produção cultural, e que esse curso de especialização vem para atender essa demanda.
“É um curso inédito no Brasil por três razões em especial: é completamente gratuito, os estudantes receberão ajuda financeira para os deslocamentos provocados pelos módulos presenciais e é destinado a 150 pessoas, que se habilitarão para atuar em teatro, televisão, rádio, cinema, órgãos públicos, empresas privadas, entre outros”, completou.
O curso de especialização é reconhecido pelo Ministério da Educação e tem um corpo docente formado por nomes indicados pela Universidade Estadual da Paraíba, todos com titulação em nível de mestrado ou doutorado.
Mín. 22° Máx. 30°