Na manhã desta quinta-feira (27), aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, a apresentação do Plano Estadual de Segurança Escolar. O evento contou com a presença de várias autoridades, tais como o governador do estado do Espírito Santo José Renato Casagrande, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel RR Alexandre Ofranti Ramalho e o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, além de outras personalidades civis, governamentais e militares.
Na oportunidade, foi apresentado ao público presente o Primeiro Manual de Policiamento e Segurança Escolar, que prevê reuniões com diretores de escola para conhecer a área de atuação da Polícia Militar e de vulnerabilidade das unidades de ensino, bem como capacitação EAD, presencial ou por mídias sociais em primeiros socorros baseada na Lei Lucas nº 13.722 de 04 de outubro de 2018.
O plano aplica uma gestão inovadora, apresentando o protocolo de atendimento para os operadores do CIODES em ocorrências de natureza na comunidade escolar, com criação de código específico para empenho de viatura com equipe policial, padronizando assim, a coleta de informações.
Está sendo também implantado o projeto TI no ambiente escolar, aplicando ferramentas como o cerco inteligente agregado a esse policiamento em específico, através da instalação de câmeras internas com capacidade de inteligência artificial e reconhecimento facial.
Além disso, o evento tornou pública a criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar, concebida pela PMES e sancionada pelo governador do estado, que assinou o decreto na presente data. Por sua vez, a Polícia Civil apresentou também o Núcleo Especializado em Segurança Escolar. “O governo do estado tem atuado com equipe multidisciplinar, além de ação psicossocial e orientação interativa escolar, objetivando aplicar ações que visam contribuir para o desenvolvimento intelectual”, destacou o secretário de segurança.
O governador salientou que serão apuradas com máximo rigor as falsas ameaças de ataques nas escolas. Não somente quem as cria, mas também quem compartilha esse tipo de notícia falsa que resulta em alarde desnecessário na comunidade escolar, e no seio familiar. “O objetivo é buscar um ambiente escolar seguro e agradável, onde o foco seja formar bons cidadãos”, frisou.
Coronel Douglas Caus, comandante-geral da PMES, destacou que o Manual de Policiamento e Segurança Escolar apresentado e a criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar levará mais segurança à comunidade estudantil em todo estado do Espírito Santo.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 19° Máx. 30°