Estudantes da rede estadual do Paraná representam 47% dos aprovados no Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado do processo seletivo foi divulgado na última sexta-feira (17).
Conforme levantamento da UFPR, 2.035 dos 4.281 candidatos aprovados na primeira chamada regular do Vestibular concluíram o Ensino Médio em escolas estaduais do Paraná. Os demais aprovados cursaram o terceiro ano em institutos federais ou instituições privadas, bem como em outros estados brasileiros. Ao todo, 62% dos aprovados eram estudantes de escolas públicas.
“Esses dados dizem muito sobre a dedicação pessoal e o empenho dos nossos alunos, mas, ao mesmo tempo, revelam a qualidade dos nossos professores e a excelência do ensino nas escolas estaduais. Estamos muito orgulhosos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A rede estadual de educação do Paraná reúne cerca de 1 milhão de estudantes de Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante. Os alunos matriculados na rede estão distribuídos em quase 2,5 mil escolas regulares e especiais, presentes em todos os municípios do Estado.
DA ESCOLA À UNIVERSIDADE – Vitor Felipe Andrade, de 17 anos, está entre os aprovados no Vestibular da UFPR. Aluno do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Curitiba, o jovem comemora a conquista de uma vaga para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Teve um coordenador que me incentivou muito, e fiz a escolha por esse curso”, contou o estudante, que também revelou seu componente curricular preferido durante a formação escolar. “Sociologia, para mim, foi nota dez”.
Apesar de ter direito à política de cotas da universidade, Vitor obteve a aprovação na modalidade ampla concorrência – ele foi o oitavo melhor colocado entre todos os aprovados para o curso noturno. “Sempre estudei em escola pública, desde o pré-escolar. Por isso, tinha direito à cota de escola pública e por renda, mas não precisei”, celebrou.
Já Isabel de Lourdes Ferreira, 18 anos, cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Cívico-Militar Senador Manoel Alencar Guimarães, também em Curitiba. Estudante de escola pública durante toda a vida, a jovem foi aprovada para o curso de Medicina Veterinária, por meio da política de cotas. “Quero estudar e trabalhar com animais silvestres, que geralmente são animais nos quais as pessoas não pensam muito no dia a dia”, explicou, sobre a escolha da graduação.
Nos últimos anos de sua vida escolar, Isabel vivenciou a implantação do Novo Ensino Médio e a transformação da escola em colégio cívico-militar. “Acredito que o empenho dos professores me ajudou bastante. Como alguém que já estudava nesse colégio antes de ser cívico-militar, vi boas diferenças na parte da disciplina dos alunos. No fim, isso também ajuda na hora de estudar”, relatou.
VESTIBULAR UFPR 2025 – Após a divulgação dos aprovados na sexta-feira, a UFPR também publicou a primeira chamada complementar, nesta terça-feira (21). A segunda chamada complementar ocorre no dia 19 de março, em caso de sobra de vagas, para os candidatos em lista de espera. O concurso, que recebeu mais de 37 mil inscrições, oferta 5,2 mil vagas para 124 cursos de graduação da universidade.
Mín. 20° Máx. 30°