Fotos: Divulgação Ascom/SES
No final de semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), realizou a solenidade de formatura dos cursos que integram o Programa de Fomento à Especialização Profissional para Atenção Primária à Saúde de Santa Catarina (FEPAPS/SC). O evento marcou a conclusão de 56 novos pós-graduandos, que agora estão aptos a atuar em diversas especialidades voltadas para a Atenção Primária à Saúde (APS).
A turma de formandos inclui profissionais da 8ª Turma de Médicos Residentes em Medicina de Família e Comunidade, 4ª Turma de Profissionais Residentes em Saúde da Família e Comunidade, 4ª Turma de Profissionais da Atenção Primária em Preceptoria Multiprofissional, 3ª Turma de Médicos de Família e Comunidade em Preceptoria Médica e 3ª Turma de Médicos de Família e Comunidade em Educação Permanente para Atenção Primária com enfoque nas Residências.
O FEPAPS/SC foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em fevereiro de 2020 e implantado em 2021. É um programa pioneiro no Brasil. Desenvolvido pela SES em parceria com municípios integrantes da Rede de Integração Ensino e Serviço para Atenção Primária, o programa se destaca por sua abordagem inovadora e multicêntrica, atualmente presente em 40 municípios catarinenses.
A gestão descentralizada e compartilhada entre os entes federativos visa formar especialistas capazes de refletir criticamente sobre suas práticas na complexa área da APS.
Neste ano, o programa formou 39 médicos e 17 profissionais de outras áreas, como enfermagem, nutrição, psicologia e educação física, totalizando 56 novos especialistas. A iniciativa conta com a colaboração de municípios que disponibilizam suas redes assistenciais como cenários de prática para os residentes e pós-graduandos.
Mais informações:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Mín. 19° Máx. 30°