A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, na segunda-feira (17), representantes da Business France, entidade pública francesa dedicada à promoção do desenvolvimento internacional da economia da França, na América Latina. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações e articular colaborações estratégicas para a realização de uma ação pré-COP 30 em Belém, programada para junho deste ano, que visa aproximar empresários dos setores de agronegócios, infraestrutura, bionegócios e energia.
A Business France, como órgão oficial do governo francês, tem como missão promover o desenvolvimento econômico do país em mercados internacionais. Durante sua visita ao Pará, a comitiva tem realizado encontros institucionais com o intuito de conectar empresas francesas ao mercado brasileiro, fomentando um intercâmbio de informações e novas possibilidades de investimentos.
“A parceria reforça a importância da Codec como facilitadora entre entidades e empresas locais, promovendo o estreitamento de laços entre investidores estrangeiros e os setores privado e público do Estado”, afirmou Daniela Kress, assessora do presidente da Codec. Ela também destacou que a parceria consolidada com a agência francesa abre portas para novas oportunidades de investimento, reforçando setores estratégicos e impulsionando o desenvolvimento sustentável do Pará.
A crescente atenção internacional ao ambiente de negócios sustentável do Pará é evidenciada pela visita da representação francesa. A aproximação entre empresários franceses e paraenses, com o apoio da Codec, cria uma oportunidade ímpar para expandir as conexões comerciais e atrair novos investimentos, consolidando o Pará como um polo essencial para negócios sustentáveis na Amazônia. Além da reunião com a Codec, a delegação também se encontrou com representantes da Embrapa e continuará sua agenda de encontros estratégicos.
O diretor da Business France na América Latina, Nasser El Mamoune, ressaltou que a missão do grupo é focada na aquisição de produtos locais e complementou: “Nosso objetivo é fortalecer as relações institucionais e empresariais entre a França e o Pará, possibilitando parcerias futuras que impulsionem setores chave, como bioeconomia, agronegócio, energia e infraestrutura”, concluiu o diretor.
Próximos passos- Um evento já está agendado para junho em Belém, que reunirá empresas francesas interessadas em explorar o mercado brasileiro. A iniciativa tem como propósito promover o intercâmbio de experiências entre os participantes e identificar oportunidades de negócios mútuas entre os dois países.
Mín. 19° Máx. 31°