O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da equipe de educação para o trânsito, realizou na manhã da última (17), o projeto “Volta às Aulas”, que visa conscientizar os alunos sobre comportamento seguro no trânsito. As ações educativas seguem até a próxima quinta-feira (20), em Benevides, na região metropolitana de Belém.
O projeto tem como principal objetivo conscientizar os estudantes de escolas públicas atitudes que podem preservar vidas. Em Benevides, a programação do Detran nas instituições de ensino inicou pelas Escolas Municipais de Ensino Infantil Fundamental Pirilampo e Professora Didi. As orientações incluem dinâmicas e abordagens relacionadas ao cotidiano dos alunos, com o suporte de vídeos de aprendizagem e atividades lúdicas, realizadas pelos agentes de educação para trabalhar e explicar sobre os fatores de risco no trânsito.
O agente de educação e coordenador da equipe, Thiago Brito, falou sobre a ação. “Durante essa semana estaremos em Benevides com este projeto, que visa conscientizar os estudantes do ensino fundamental sobre os principais fatores de risco no trânsito, em especial os dispositivos de segurança. Vamos abordar esses temas através de teatro de fantoches, palestra e vídeos educativos, e também o uso de uma faixa de pedestre, tudo de forma lúdica e divertida para as crianças”, detalhou.
Durante a ação, as crianças aprenderam sobre as cores do semáforo, o uso do capacete, o uso do cinto de segurança e da cadeirinha, e também como utilizar a faixa de pedestres corretamente. A partir desse conhecimento poderão aplicar tudo o que aprenderam na escola, em casa e principalmente com os pais.
A pequena Kayla Maitê tem 7 anos e é aluna do segundo ano. Atenta às orientações repassadas pelos agentes, ela falou sobre tudo o que aprendeu na ação. “Eu aprendi que quando o semáforo estiver vermelho é pra parar, para os pedestres atravessarem, e quando estiver amarelo é um aviso pra gente parar e quando estiver verde é a vez dos carros passarem. A faixa de pedestre é pra gente usar quando for atravessar a rua, aí quando o bonequinho estiver vermelho não é para as pessoas passarem, mas quando o bonequinho estiver verde é para as pessoas passarem”, explicou a futura condutora.
A gestora da escola, Aldaleia Rodrigues, destacou a importância da ação para os alunos. “Desde pequenos, eles já começam a aprender sobre o trânsito, afinal um dia essas crianças serão condutoras, terão habilitação e serão parte atuante no trânsito. Nessa fase de aprendizado, eles absorvem muito o que é falado em sala de aula e falar de trânsito é sempre importante, principalmente para reduzir o número de acidentes”, garante. Depois de Benevides, o projeto educativo do Detran nas escolas segue para os municípios de Curuça e Igarapé-Açu.
Texto: Brendo Freitas (Ascom/Detran)
Mín. 19° Máx. 31°