Nesta quarta-feira (19), às 19h, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana ( CTMU ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal fará reunião técnica para avaliar os impactos gerados pela extinção do pagamento em dinheiro nos ônibus do sistema de transporte público do DF. O encontro, na sala Pedro de Souza Duarte, no térreo superior da CLDF, será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube .
Desde novembro do ano passado, as linhas de ônibus do DF deixaram de aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento. A medida, implementada gradativamente pelo GDF, fez parte do programa “Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus”, com o propósito de operar exclusivamente com meios digitais, como cartões bancários, bilhetes QR Code e Cartão Mobilidade.
O debate na CLDF abordará aspectos como os efeitos sobre os passageiros, a eficiência do pagamento digital, a ampliação dos pontos de recarga e possíveis impactos na arrecadação tarifária. O objetivo é compreender como a mudança afetou a mobilidade urbana e o acesso da população ao transporte público.
Para o presidente do colegiado, deputado Max Maciel (PSOL), é fundamental garantir que uma modernização do sistema não resulte em exclusão ou dificuldades para os usuários. "A digitalização do pagamento precisa vir acompanhada de acessibilidade e segurança para a população. Vamos discutir se os passageiros estão enfrentando dificuldades, se há postos de recarga suficientes e quais foram os impactos dessa medida para o sistema como um todo. Nas últimas reuniões técnicas, muitas promessas foram feitas, mas estas ainda não se concretizaram", destaca.
A reunião será aberta ao público e contará com a participação de representantes do setor e especialistas da área.
Biênio
No dia 5 deste mês, durante a primeira reunião ordinária do ano da CTMU, o colegiado aprovou projetos de lei e indicações . A comissão também abordou as atividades realizadas no último biênio, que incluíram acompanhamento de obras, a exemplo do complexo viário do Túnel de Taguatinga, além das reuniões e audiências públicas, que debateram, entre outros assuntos, a implantação de Tarifa Zero no transporte público do DF, tema que será um dos focos deste ano.
De acordo com o regimento interno, a CTMU analisa matérias referentes ao transporte público, coletivo e individual, privado, de frete e de carga, rodoviário e metroviário, bem como as propostas sobre planejamento e exploração dos serviços de transporte e política de mobilidade urbana.
Integram a comissão os deputados Max Maciel (PSOL), Martins Machado (Republicanos), Gabriel Magno (PT), Pepa (PP) e Fábio Felix (PSOL).
Leia Mais
Comissão de Transporte aprova projeto sobre garantias de motociclistas de aplicativos
Agência CLDF
Mín. 19° Máx. 31°