O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), publicou noDiário Oficial do Estado (DOE) nº 6751dessa quarta-feira, 5, o resultado provisório das empresas selecionadas para representar o estado como coexpositoras na 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O evento, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de março, no Parque das Nações, em Lisboa, é a maior feira de turismo de Portugal e uma das mais importantes do setor na Europa. A iniciativa faz parte da estratégia de promoção internacional do destino Tocantins, visando atrair turistas, consolidar parcerias e ampliar a visibilidade do estado no mercado europeu.
Processo de seleção
O Edital de Chamamento Público foi lançado no DOE nº 6735, em 14 de janeiro de 2025, permitindo que empresas interessadas se inscrevessem entre os dias 15 e 29 de janeiro. Foram disponibilizadas dez vagas para coexpositores no estande do Tocantins, sendo seis para agências de viagens e operadoras de turismo receptivo; e quatro para meios de hospedagem e atrativos turísticos.
Diante da demanda de inscritos, as duas vagas remanescentes de hospedagem foram destinadas às agências de turismo, garantindo um maior número de representantes no evento. As empresas selecionadas terão credenciais gratuitas, sendo que os custos com transporte, hospedagem e alimentação ficarão a cargo dos participantes.
BTL Lisboa
A BTL Lisboa é a maior feira de turismo de Portugal e um dos principais eventos do setor na Europa. Realizada anualmente na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, a feira reúne profissionais do setor, especialistas e representantes de destinos turísticos de todo o mundo, proporcionando uma plataforma para networking, criação de parcerias e promoção de destinos.
A participação do Tocantins na BTL Lisboa representa uma oportunidade estratégica para ampliar a presença do estado no turismo internacional, fortalecer parcerias comerciais, promover os atrativos naturais e culturais para o mercado europeu.
Mín. 18° Máx. 28°