Uma das ferramentas mais utilizadas pelos pesquisadores maranhenses que acessam o Portal da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está funcionando totalmente reformulada. Trata-se do Sistema de Administração de Bolsas e Auxílios (Patronage), cujo acesso está mais fácil e ágil para atender aos usuários do programa.
No ar deste a última semana de janeiro, o novo sistema, ainda neste primeiro momento, pode receber ajustes para atender cada vez melhor às necessidades da comunidade científica maranhense.
A nova versão do sistema apresenta várias melhorias significativas, projetadas para oferecer uma experiência mais eficiente e prática aos pesquisadores, instituições e gestores de projetos. “Essa atualização traz uma série de funcionalidades aprimoradas que modernizam a interface e introduzem práticas inovadoras para simplificar o uso do sistema”, destaca o presidente da Fapema, Nordman Wall.
“A submissão de projetos e a prestação de contas foram simplificadas, o sistema foi migrado para servidores mais rápidos e seguros, a autenticação garante mais segurança e a tecnologia é mais robusta e confiável”, prossegue Nordman.
“Isso resulta em eficiência, transparência e confiabilidade, e reflete o compromisso da Fapema no apoio à pesquisa e à inovação de toda a comunidade científica do Maranhão”, reforça o presidente.
Segundo o chefe do Departamento de Informática da Fapema, Esdras Gama, essa é a primeira efetiva mudança de sistema, após vinte anos da sua implantação. No início, em 2005, era apenas um formulário básico de projetos. “Ele foi crescendo, construindo novas funcionalidades, mas até agora só havia ocorrido mudanças de layout, de posicionamento de menu e implantação de novos módulos”, afirmou Gama.
“Estamos diante de um novo sistema, com uma nova tecnologia, uma mudança efetiva na nossa base de dados, totalmente reformulada, com nova modelagem”, explicou.
O objetivo com o novo projeto é facilitar a vida do pesquisador e de quem precisa utilizar a ferramenta. “É 100% de melhoria”, avalia Esdras. “Além do incremento no processamento de dados, o novo Patronage possibilita a geração de relatórios para a equipe de gestão da Fapema. O acesso pelo pesquisador será mais dinâmico e mais intuitivo, com novas funcionalidades”, detalhou.
A meta é que qualquer um possa utilizar o sistema, seguindo o passo a passo de maneira correta, sem quaisquer dúvidas na hora do preenchimento. A ferramenta possibilita, por exemplo, que a prestação de contas pelos pesquisadores se torne mais transparente, com possibilidade de anexação de notas fiscais que serão armazenadas eletronicamente para análise de auditoria.
Há, ainda, melhorias para atender as demandas internas da Fapema, como cadastro de editais e de termos de outorga de forma mais automatizada. “Haverá melhoria para todos os setores administrativos da Fundação e mais facilidade, também, em relação às manutenções do próprio sistema e ao desenvolvimento de novas funcionalidades”, relata Esdras.
Mais sobre o Patronage
A nova versão do Patronage foi projetada para tornar a experiência do pesquisador mais simples e eficiente. A interface foi modernizada para facilitar o uso, com campos de preenchimento mais claros e visíveis e notificações sobre atualizações do sistema logo na página inicial.
Ao acessar o Sistema Patronage, o usuário é direcionado automaticamente para o painel inicial, que foi projetado para fornecer uma visão geral de todas as informações importantes de maneira clara e objetiva.
O perfil do pesquisador foi redesenhado com novos campos, minimizando a quantidade de documentação enviada nos processos de solicitação de auxílio ou bolsa. A navegação foi melhorada, com redesenho do menu lateral para facilitar a localização de funcionalidades. O sistema também valida automaticamente os dados preenchidos, alertando sobre informações incompletas ou inconsistentes, com acompanhamento em tempo real.
Novos editais estarão disponíveis no novo Patronage. Os anteriores à data devem ser acessados pelo antigo sistema.
Sistema premiado
O Sistema Patronage levou a Fapema a conquistar, em 2024, o segundo lugar na 3ª edição do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, na Categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional. A iniciativa foi do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que concedeu premiação nacional a fundações estaduais de amparo à pesquisa que foram reconhecidas por desenvolverem ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I.
“Estamos trabalhando há algum tempo nessa reformulação, mas a persistência da equipe e a determinação do presidente da Fundação, Nordman Wall, foram fundamentais para a entrega do novo sistema”, ressalta Esdras Gama. “Mas se trata de uma constante construção, aperfeiçoamento e melhoria, em prol da pesquisa do Maranhão”, concluiu.
Mín. 19° Máx. 23°