Devido às fortes chuvas que atingiram o município de Picos nas últimas semanas, a UPA 24h de Picos reorganizou fluxos e definiu contingências para atendimento em situações emergenciais, minimizando assim o risco de superlotação na unidade. As ações fazem parte do plano estratégico traçado pelo Centro de Operações de Emergência (COE), que inclui membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Coordenação Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica.
“Foi necessário criar estratégias para atender a demanda crescente, enquanto se ajusta o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde afetadas pelos alagamentos, bem como para manter o controle epidemiológico”, relata Gabrielly Rocha, coordenadora administrativa da UPA 24h de Picos.
Apesar das enchentes registradas, a unidade tem conseguido manter os atendimentos sem interrupções ou prejuízos estruturais. O foco principal é assegurar que a população continue sendo assistida e os serviços sigam sendo realizados conforme o planejamento.
O atendimento rápido tem sido importante para otimizar os recursos disponíveis em situações críticas. Para tal, está sendo implementado o sistema “Fast Track”, uma estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde que busca promover uma triagem mais rápida e eficiente, possibilitando a adequação da unidade às necessidades da demanda e à manutenção das medidas de prevenção indicadas pelos especialistas em saúde, além de uma assistência completa ao paciente.
“Por meio desta prática, a UPA poderá agilizar a execução de tarefas e, de forma estratégica, administrar o fluxo de pacientes conforme recursos e profissionais disponíveis”, explica a coordenadora administrativa da UPA 24h de Picos, que é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Estado do Piauí.
De acordo com Gabrielly Rocha, é necessário que a população esteja atenta aos cuidados básicos de prevenção a possíveis viroses e siga recomendações fundamentais para reduzir a propagação de doenças, como por exemplo, higienizar regularmente as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar contato próximo com pessoas doentes, manter o ambiente ventilado, utilizar máscara em locais públicos fechados e manter a carteira de vacinação atualizada.
“A UPA de Picos segue à disposição da população, 24 horas por dia, sete dias por semana, cumprindo seu papel essencial no apoio ao sistema de saúde local e regiões vizinhas, com o compromisso de garantir o bem-estar de todos e oferecendo assistência hospitalar básica e de qualidade”, finaliza.
Mín. 20° Máx. 25°