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Rede Estadual promove formação para acolhimento de estudantes em 2025

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) iniciou, nessa terça-feira (28), a Formação de Acolhimento para estudantes do Ensino Médio d...

29/01/2025 às 20h45
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraíba
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Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) iniciou, nessa terça-feira (28), a Formação de Acolhimento para estudantes do Ensino Médio da rede estadual. A ação teve início no polo de Sousa, contemplando os alunos da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (GREs). No total, cerca de 200 estudantes participaram da formação nesse polo. O evento segue nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, abrangendo os polos de Campina Grande, Mamanguape e João Pessoa. Durante a formação, cada unidade escolar indica um estudante para participar da capacitação. Os alunos formados terão a missão de replicar os aprendizados nas escolas de origem, promovendo um ambiente mais acolhedor para os novatos.

A iniciativa busca estruturar um acolhimento inicial efetivo, considerado um momento essencial para a adaptação dos estudantes ingressantes na rede estadual. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), escolas que investem em um ambiente receptivo apresentam índices menores de abandono escolar e maior engajamento dos alunos em atividades acadêmicas. O acolhimento tem como base a construção do projeto de vida dos estudantes, incentivando a autonomia, a solidariedade e a competência, habilidades essenciais para a formação de um jovem protagonista.

Cada Gerência Regional de Educação desempenha um papel fundamental na mobilização dos estudantes e na organização da capacitação. Além dos alunos indicados, cada GRE conta com até cinco profissionais para o acompanhamento da ação. As gerências também são responsáveis por definir o melhor espaço para realização da formação nos polos e monitorar o desenvolvimento das atividades nas escolas após o evento.

A gestão escolar também tem um papel importante nesse processo. Além de indicar um estudante para a formação, as escolas estruturam as equipes de acolhedores, responsáveis por promover um ambiente receptivo para os novos alunos. A partir da capacitação recebida, os estudantes veteranos estarão aptos a realizar a ação de acolhimento nas suas unidades de ensino, promovendo um início de ano letivo mais harmonioso e organizado.

Para o Gerente Operacional de Protagonismo na Secretaria de Estado da Educação, Romário Farias, a formação e o acolhimento inicial são estratégias significativas para a integração dos alunos. “O acolhimento dos estudantes que estão ingressando em uma nova escola ou modalidade de ensino é muito importante. É um momento que deve ter a intencionalidade de apresentar a escola, os espaços de vivência, os projetos, os programas e a comunidade docente e discente. Além disso, principalmente para as turmas do Ensino Médio, é o momento ideal para iniciar a construção do projeto de vida dos estudantes, que em breve precisarão definir suas carreiras, metas e objetivos, usando desse espaço de acolhimento para falar e despertar seus sonhos”, afirma.

Dashboard dos Sonhos

Durante o acolhimento inicial nas escolas também acontece a coleta de informações através do "Dash dos Sonhos", painel interativo que permite mapear as aspirações dos estudantes. A ferramenta, criada pela Gerência de Protagonismo e Desenvolvimento Estudantil em parceria com outras gerências pedagógicas, possibilita a análise de dados qualitativos e quantitativos sobre os sonhos dos alunos. As informações coletadas subsidiam decisões pedagógicas e administrativas, influenciando diretamente a elaboração de projetos educacionais e componentes eletivos nas escolas.

Desde sua implantação, em 2021, o "Dash dos Sonhos" vem sendo aprimorado e expandido. Inicialmente aplicado apenas nas escolas integrais, o projeto passou a contemplar todas as unidades escolares da rede estadual a partir de 2023. Em quatro anos, mais de 140 mil estudantes participaram da pesquisa, contribuindo para o aperfeiçoamento de iniciativas voltadas ao protagonismo estudantil. Durante o acolhimento, os veteranos ficarão responsáveis por aplicar a pesquisa aos ingressantes, fortalecendo a interação entre os alunos e incentivando a reflexão sobre seus projetos de vida.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
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