Quando um turista pensa em vir ao Maranhão é porque ele teve contato com algo que lhe fisgou o interesse, seja foto, vídeo, outdoor, propaganda, notícia, conversa, indicação da agência de viagem, familiar ou amigo que conhece o calendário e os atrativos. Neste sentido, ao longo de 2024, iniciativas estratégicas ampliaram a visibilidade do estado nos cenários nacional e internacional, posicionando o Maranhão como um dos principais polos turísticos do Brasil. A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) encerrou o ano com resultados expressivos de ações voltadas à promoção dos destinos turísticos maranhenses, fortalecimento da relação com o mercado e capacitação de agentes e operadores de viagens.
Entre os destaques do ano, está a presença em grandes eventos do setor, como a WTM Latin America, realizada em abril, que reuniu mais de 20 mil participantes. Outros eventos importantes, como a ABAV Expo, em setembro, com 23 mil visitantes, e o Festuris Gramado, em novembro, reforçaram a presença do Maranhão entre agentes de viagens, operadoras e público consumidor final, a depender de para qual desses perfis o evento se destinava.
O investimento nas participações em feiras garantiu que os três polos principais (Lençóis e Delta, São Luís e Chapada das Mesas) fossem promovidos, ao mesmo tempo em que abriu espaço para outros polos se apresentarem, a exemplo de Floresta dos Guarás.
A capacitação de agentes e operadores de turismo também foi uma prioridade que rendeu excelentes números. Em 2024, mais de 2.800 profissionais foram treinados em formatos presenciais e online, com foco na comercialização do destino Maranhão. Além disso, FamTours e Press Trips com operadores internacionais e jornalistas ampliaram a divulgação dos atrativos turísticos para mercados como EUA, Itália, China e Canadá.
A valorização da cultura maranhense esteve presente em iniciativas como as Ações de Boas-Vindas no aeroporto de São Luís durante duas grandes festas populares, o São João e o Carnaval do Maranhão, que encantaram turistas e reforçaram o diferencial cultural do estado com sons, ritmos e indumentárias únicos.
Para se ter uma dia do trabalho promocional, compõem ainda a lista de eventos e ações do ano com participação ou parceria do Maranhão: BNT Mercosul, Convenção BWT Operadora, Feirão Agente Tá On, Press Trip - Rolê Família, FamTour com Operadores Internacionais, Press Trip - Jornalistas Canadenses, FamTour - Operadora FRT, Press Trip - Canal Olá Guti, BTM Fortaleza, Salão do Turismo e Feirão do Turismo.
De acordo com a secretária de Turismo, Socorro Araújo, “a Setur-MA segue comprometida com a expansão do setor, aplicando estratégias de promoção e infraestrutura para destacar e manter o Maranhão como um destino competitivo e sustentável aos olhos de todos, brasileiros e estrangeiros”, disse.
“Os resultados de 2024 refletem o esforço conjunto entre o governo do qual nossa equipe faz parte, o trade turístico e as comunidades locais. Estamos prontos para levar o turismo maranhense a novos patamares em 2025, oferecendo novas e inesquecíveis experiências”, afirma Leopoldo Dickel, superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA.
Mín. 19° Máx. 27°