A Polícia Militar empregará mais de 1500 policiais por dia, como reforço durante o período da Operação Verão, realizada entre os dias 26 de dezembro de 2024 e 09 de março de 2025. Os principais pontos de atuação estão espalhados em 26 município. O anúncio das ações foi feito na tarde desta quinta-feira (19), durante coletiva de imprensa, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória.
Participaram da divulgação as Instituições que compõem a Sesp, sendo a PMES, o Corpo de Bombeiros e as Polícias Civil e Científica, além de outras secretarias e órgãos, como o Detran-ES e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), entre outros.
O objetivo da ação é garantir a ordem pública e a paz social, especialmente nas regiões litorâneas e pontos turísticos no interior do estado.
O secretário Leonardo Damasceno apresentou cada Instituição e destacou o trabalho que cada uma irá desenvolver durante o período, salientando a atuação integrada entre as forças de segurança.
“Essa época do ano em que recebemos um maior fluxo de pessoas nos balneários e também nos rios e cachoeiras, é o momento em que o Poder Público redobra a atenção para que não ocorra os crimes contra o patrimônio, os crimes de trânsito e ameaças, além de outras ilegalidades. Ordinariamente iremos empregar 1559 policiais, sendo que desse número teremos o efetivo de 553 militares destinados à Operação Verão, com o pagamento de diárias e Iseo”, destacou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, em sua fala.
A Polícia Militar desenvolverá os seus trabalhos por meio do policiamento a pé, motorizado, montando, bem como em quadriciclo e em bicicletas. O reforço também ocorre com a atuação das unidades especializadas, como o Batalhão de Missões Especiais (BME), o Regimento de Polícia Montada (RPMont), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Durante o período haverá um incremento nas blitzen de trânsito, com uso de bafômetros e drones; Operações de bloqueio e Cerco Tático, bem como o aumento da saturação policial nas áreas de maior aglomeração de pessoas.
Mín. 20° Máx. 29°