O serviço de Hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, completou dois anos de funcionamento, nesta sexta-feira (20), consolidando-se como um marco na assistência de alta complexidade no Sertão da Paraíba. Nesse período, a Hemodinâmica já registrou mais de 5,9 mil procedimentos nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular.
Inaugurada em 20 de dezembro de 2022, a unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) atende casos que anteriormente exigiam o deslocamento de moradores para outras cidades, muitas vezes agravando o estado clínico dos pacientes. Atualmente, a realidade é outra e o serviço, que integra o programa Coração Paraibano, tem possibilitado aos sertanejos uma resposta assistencial rápida.
O superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, parabenizou toda a equipe da Hemodinâmica de Patos e pontuou que a consolidação do serviço representa um avanço histórico para o SUS na Paraíba. “Em apenas dois anos, estamos salvando vidas e garantindo um tratamento digno à população do Sertão paraibano. Continuaremos trabalhando, dia após dia, com todo o empenho e dedicação para ampliar o acesso e os resultados dessa iniciativa”, afirmou.
Só nos últimos 12 meses, foram registrados mais de 3,4 mil procedimentos, o que corresponde a um crescimento de 36% em relação aos 2,5 mil procedimentos realizados no primeiro ano de funcionamento da Hemodinâmica. O serviço disponibiliza procedimentos como cateterismo, angioplastias e arteriografias essenciais no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e vasculares.
Uma das pacientes beneficiadas pelo serviço foi a psicóloga Dayse Dias, moradora do município de Patos. Após sentir fortes dores no peito, ela procurou um cardiologista em junho deste ano e, no momento da consulta, as dores se intensificaram. “No momento em que ele pegou o celular e acionou o Samu informando que eu estava sofrendo um infarto, foi quando caiu a ficha e eu passei a entender, de fato, que eu estava passando por um problema cardíaco. Se eu não tivesse sido socorrida rapidamente, eu teria morrido. Na Hemodinâmica eu fui atendida por uma equipe extremamente qualificada e humanizada para receber e acolher a todos nós num momento tão difícil. Por isso, toda vez que eu vejo uma ambulância do Coração Paraibano, eu me emociono e digo que o programa acontece, é verdadeiro”, lembrou emocionada.
A excelência do serviço é resultado não apenas dos investimentos em modernos equipamentos, mas também do trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar capacitada e que recebe treinamentos contínuos promovidos pela Fundação PB Saúde, assegurando um atendimento humanizado aos pacientes e respeitando as boas práticas em saúde.
“São muitos profissionais envolvidos. Uma equipe que iniciou com 14 colaboradores e agora já conta com 134 profissionais de várias categorias que trabalham todos os dias pela saúde dos corações paraibanos. Estamos perto de completar 6 mil procedimentos realizados e temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, destacou Liliane Sena, coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Patos.
O líder de Práticas Médicas da Hemodinâmica de Patos, Lucas Xavier, enfatizou o papel estratégico do serviço no tratamento do infarto agudo do miocárdio para atender a uma população que estava carente deste tipo de assistência. “Tratar o infarto agudo do miocárdio é ter tempo, então no menor tempo possível, conseguimos dar o melhor e mais adequado tratamento ao paciente. Nesses dois anos, realizamos procedimentos que salvaram milhares de vidas na cidade e em todo Sertão paraibano”, ressaltou.
Conquistas
Em maio deste ano, a Fundação PB Saúde inaugurou a nova Unidade de Decisão Cardiológica (UDC) para proporcionar uma assistência ainda melhor aos pacientes da Hemodinâmica de Patos, composta por cinco leitos completos com monitores, multiparâmetros e respiradores. Outro destaque do ano foi a implantação da visita multiprofissional na UTI Cardiológica. A iniciativa favorece melhores resultados clínicos, aumentando a segurança e qualidade no atendimento ao paciente.
“Nesses dois anos foi possível ver o crescimento do serviço em números e em qualidade na assistência aos pacientes, além da interiorização do atendimento à população, graças aos investimentos da PB Saúde e do Governo do Estado”, comemorou Kamila Leite, coordenadora de Práticas Assistenciais da unidade.
O coordenador de Fisioterapia da Hemodinâmica de Patos, Gabriel Nogueira, destacou o papel da fisioterapia no processo de recuperação dos pacientes. “Gostaria de parabenizar a todos os colaboradores da Hemodinâmica de Patos, incluindo a equipe de Fisioterapia, que promove a reabilitação cardíaca desses pacientes e assegura a melhor capacidade funcional para que possam voltar às suas atividades rotineiras após o período de internação”, enfatizou.
Serviço- Todos os atendimentos realizados na Hemodinâmica de Patos ocorrem de forma regulada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha para a hemodinâmica quando necessário.
Mín. 20° Máx. 29°