A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) receberá a doação de tapetes artesanais, produzidos com dedicação e técnica pelas mãos habilidosas dos artesãos da Trapos&Fiapos. O evento será realizado nesta segunda-feira (16), às 10h, na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, que fica localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina - Piauí.
O projeto de doação foi aprovado e realizado por meio da Lei de Incentivo Estadual à Cultura (Siec 2024), que busca fomentar e estimular o fazer artístico e cultural em todo o território piauiense, considerando a democratização do acesso, a inclusão social, a diversidade, a acessibilidade e a sustentabilidade nas ações a serem beneficiadas.
Segundo o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, receber essa doação representa a valorização da arte artesanal e consolida a tradição cultural do estado. “A Sudarpi é uma grande defensora da preservação do nosso patrimônio, e essa parceria é um passo importante para fortalecer o artesanato local, garantindo que as futuras gerações também possam ter acesso a essas peças preciosas que representam a nossa história e identidade”, afirma.
A tapeçaria produzida pela Trapos&Fiapos, que será doada, integra a rica tradição do tecer artesanal, sendo resultado de um trabalho artístico e cultural, promovido pela colaboração com renomados arquitetos do estado, entre eles, Ana Márcia Moura, Tássia Carvalho, José Ribeiro Neto e Marina Campanhã, que têm contribuído para dar visibilidade e valor ao trabalho feito à mão. Esses tapetes integraram ambientes da CasaCor Piauí 2024.
De acordo com Josélia Neves, representante da Trapos&Fiapos, essa colaboração com renomados arquitetos do nosso estado é um desejo de fortalecer e valorizar o artesanato para que seja apreciado como arte brasileira que leva o nosso DNA. “Ter participado do evento CasaCor Piauí 2024 funcionou como uma chancela de que o feito à mão, que pensa o futuro, é o caminho certo a seguir. Tornar essas peças parte do acervo do Governo do Estado é um grande orgulho para toda a equipe da Trapos&Fiapos”, destaca.
A doação será na Casa do Artesão Mestre Albertino, um espaço dedicado à valorização do artesanato, onde as peças serão expostas e, a partir daí, integrarão o acervo da Sudarpi. A ação contará com a presença de autoridades locais, artesãos e representantes da Trapos&Fiapos.
Mín. 19° Máx. 29°