O projeto “Cinema ao Alcance de Todo Piauiense” está levando cursos de formação audiovisual para dez municípios do estado. O objetivo é democratizar o acesso ao aprendizado no setor audiovisual.
A iniciativa começou pelas cidades de Marcos Parente e Uruçuí e irá beneficiar ainda Santo Antônio dos Milagres, Lagoinha do Piauí, São Francisco do Piauí, Floresta do Piauí, Miguel Leão, Santo Inácio do Piauí, São Luís do Piauí e Olho D’Água do Piauí.
Entre os cursos oferecidos estão: operação de câmera e drone, edição de som e imagem, produção, roteiro e direção. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados no mercado cinematográfico, que buscarão atender públicos diversos, com foco em jovens em situação de vulnerabilidade social, e promover a capacitação para ingresso no mercado de trabalho.
“É um projeto que visa à inclusão da juventude, especialmente aquela em situação de vulnerabilidade. A formação audiovisual está em crescimento e esse curso pode ajudar o jovem a se profissionalizar e gerar renda dentro de casa, seja como designer gráfico, fotógrafo, videomaker, storymaker, diretor de arte, ou trabalhando com iluminação, som e operação de drones. Queremos que o audiovisual seja uma ferramenta de transformação social e de geração de oportunidades para essas pessoas”, afirma um dos organizadores do projeto, Rafael Oliveira.
Ao final dos cursos, os alunos recebem certificação, fortalecendo suas competências e abrindo caminhos para novos horizontes profissionais.
“Essa é uma ação que reafirma o compromisso de levar cultura, capacitação e oportunidades para todas as regiões do estado, mostrando que o audiovisual é uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação”, pontua a secretária de Estado da Cultura, Ingrid Persi.
O projeto é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) e Governo do Estado do Piauí, com realização do Ministério da Cultura e governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, e é executado pela Agência R Marketing e Publicidade.
Mín. 19° Máx. 29°