Foto: Marina Simões/SED
Em uma ação inédita, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está promovendo o 1º Seminário Estadual das Escolas do Programa Cívico-Militar. A abertura aconteceu nesta segunda, 2, e o evento continua nesta terça-feira, 3, até às 17h30, no Auditório Jurídico da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba.
“Eu fico muito feliz que o nosso governador Jorginho Mello tenha essa preocupação em ampliar as escolas cívico-militares. Acho que é um caminho para melhorar a educação pública básica”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
O objetivo da ação é dar orientações e alinhamentos das ações realizadas pelo programa, além de esclarecer como é feita a organização e a gestão. O seminário ainda terá momentos para trocas de experiências e compartilhamento de boas práticas, visando melhorar ainda mais o trabalho feito nas escolas estaduais cívico-militares.
“É com muita alegria que realizamos o primeiro seminário, onde as escolas puderam socializar seus trabalhos com outras escolas. Estas vivências e experiências ampliam cada vez mais o aprendizado dos nossos profissionais e estudantes”, ressalta a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina foi instituído pelo Governo de Santa Catarina em 2023, com a assinatura do decreto Nº 426 pelo governador Jorginho Mello. O projeto prevê a manutenção das escolas que já operam neste modelo e a ampliação para mais unidades.
Em 2024, o programa foi implementado na EEB São José, em Herval d’Oeste. A unidade atende aproximadamente 480 alunos, das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, e conta com 22 salas de aula, quatro laboratórios, auditório e ginásio de esportes.
Mín. 20° Máx. 23°