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Respostas para o Amanhã: EEEP de Itaitinga tem projeto entre os vencedores do Prêmio

O projeto “E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva”, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (E...

04/12/2024 às 15h13
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará
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Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O projeto “E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva”, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, ficou em 3º lugar nacional no Prêmio Respostas para o Amanhã (Solve for Tomorrow), realizado pela Samsung. A conquista veio após avaliação do júri técnico, formado por especialistas em educação, ciências da natureza e matemática. O evento de premiação, que revelou os projetos vencedores, ocorreu na última terça-feira (3), em São Paulo-SP.

O “E-Vision” busca contribuir para que pessoas com deficiência visual permaneçam na escola e possam dar seguimento à formação educacional. Para conseguir cumprir este propósito, a equipe desenvolveu um protótipo de óculos que utiliza visão computacional para facilitar a leitura de textos impressos. O grupo é formado por seis alunas e dois alunos da segunda série do curso técnico em Redes de Computadores.

Além de facilitar a leitura, o aparelho é capaz de capturar imagens do ambiente e descrevê-las em tempo real, com informações sobre elementos específicos, podendo ainda informar data, hora e localização em território nacional.

O professor de Robótica Francisco Rodrigo Castro Pereira, orientador da equipe, explicou que o projeto nasceu da necessidade de criar ferramentas e equipamentos de acessibilidade aos alunos com deficiência visual. A intenção era oferecer um suporte efetivo e prático para inseri-los nas atividades acadêmicas e na sociedade como um todo.

“Tivemos um ex-aluno que teve dificuldades em relação aos materiais pedagógicos, devido a uma deficiência visual. Isso nos fez pensar em uma solução que possibilitasse a leitura de ambientes, para que esses alunos se envolvessem nas atividades práticas em sala de aula sem depender de um colega para compartilhar o que está acontecendo. O E-Vision também lê materiais impressos, conteúdos escritos na lousa ou apresentados em projeções”, acrescenta.

Concebido a partir da linguagem de programação Python, o protótipo está atualmente em fase de experimentação. Para isso, a equipe tem realizado testes com pessoas voluntárias que têm alguma deficiência visual, a fim de receber feedbacks e aplicar possíveis melhorias. Durante o processo, os alunos participaram de mentorias junto à equipe do Solve For Tomorrow para receber mais avaliações sobre o projeto, a fim de desenvolvê-lo da melhor maneira. A ideia dos alunos é que a solução seja validada e disponibilizada nas demais escolas da região, levando educação inclusiva para estudantes de todo o Ceará.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, comemorou a conquista cearense. “A premiação evidencia o papel fundamental da escola em criar um ambiente que favoreça a inovação científica e a formação integral dos jovens, para que sejam transformadores da realidade. Nossa missão é promover cada vez mais oportunidades para os nossos estudantes, que têm um enorme potencial a ser desenvolvido”, ressalta a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Premiação

Com a 3ª colocação obtida no certame, o projeto rendeu aos participantes a premiação de um smartwatch e um fone de ouvido Samsung para cada aluno da equipe. A escola, por sua vez, recebeu um projetor da marca, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. Antes, a iniciativa já tinha recebido outros prêmios dentro da competição, por ter avançado de fase. Quando chegou à semifinal, ganhou um tablet para o professor orientador, assim como para o professor parceiro. Após ter passado para a final, conquistou um tablet para cada aluno, além de um notebook para o professor orientador, e outro para o professor parceiro.

Outra cearense na final

O projeto “MPB: Membrana Polimérica Biodegradável Multifuncional para Tratamento de Água”, desenvolvido por alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, em Cascavel, chegou à etapa final do “Respostas para o Amanhã” 2024.

A equipe desenvolveu uma solução sustentável, a partir de uma membrana polimérica, para tratar água de maneira eficiente, sustentável e acessível. A película biodegradável é capaz de limpar a água removendo impurezas como turbidez, óleo e corantes, além de ser reutilizável até 20 vezes. A inovação visa trazer benefícios para a saúde e a qualidade de vida da comunidade, respeitando o meio ambiente, sendo adequada ao uso doméstico, comunitário e industrial, em regiões que enfrentam problemas de acesso à água potável.

Em edições anteriores do Prêmio, a EEMTI Marconi Coelho já havia se sagrado campeã em duas oportunidades pelo Júri Técnico. A primeira vez foi em 2019, e a segunda, em 2022. No ano passado a escola obteve uma nova vitória, sendo esta pelo Júri Popular.

Sobre o Respostas para o Amanhã

Solve for Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung e o principal programa da empresa na América Latina. No Brasil, é realizado anualmente desde 2014 e tem abrangência nacional, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A ação busca encorajar as futuras gerações a alcançarem seu máximo potencial e serem precursoras de transformações sociais positivas para um mundo melhor.

A premiação tem foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que parte de um desafio ou problema com múltiplas possibilidades de soluções ou respostas. Nela, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas, de forma inovadora.

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