O governador em exercício Lucas Ribeiro participou, no início da noite desta quarta-feira (13), da cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2024. Um dos pontos altos da solenidade, realizada no Teatro Pedra do Reino do Centro de Convenções de João Pessoa, foi o desfile das delegações participantes dos 26 estados e do Distrito Federal e o acendimento da pira olímpica.
Até o próximo dia 28 de novembro, os Jogos da Juventude vão reunir sete mil pessoas na Capital paraibana, entre atletas, técnicos, dirigentes, voluntários e todo o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador do evento, fortalecendo o esporte e movimentando a economia paraibana. Entre as modalidades, natação, atletismo, basquete, taekwondo e ginástica, disputadas por atletas de escolas públicas e privadas, a maior parte dos jovens está na faixa etária dos 15 aos 17 anos.
Para Lucas Ribeiro, a realização dos Jogos da Juventude em João Pessoa traz benefícios para todo o Estado. "Os Jogos da Juventude representam um grande evento que conseguimos trazer para João Pessoa, para a Paraíba. Teremos aqui quatro mil atletas incentivando o esporte, algo muito importante para os nossos jovens; mas também é um evento que movimenta a rede hoteleira e a economia paraibana como um todo", disse.
"Em nome da Paraíba, do nosso governador João Azevêdo, eu dou as boas-vindas a todos vocês. Quero agradecer ao presidente do COB, Paulo Wanderley; agradecer a todos que fazem os Jogos da Juventude, que confiaram no nosso trabalho, que confiaram no nosso estado. Mas eu digo que, se não tivéssemos feito o dever de casa, esse grande evento não estaria acontecendo", afirmou o governador em exercício em seu discurso.
O secretário de Estado da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, afirmou que João Pessoa está pronta para receber o megaevento esportivo. "Vai ser uma contribuição para a nossa capital, não só no segmento esportivo, mas turístico acima de tudo, deixando a cidade com ampla visibilidade e a rede hoteleira lotada", acrescentou.
O presidente do COB agradeceu o apoio dado pelo Governo do Estado para que João Pessoa pudesse sediar os Jogos da Juventude. "Quero agradecer ao governador em exercício e ao governador João Azevêdo o grande suporte que recebemos para a realização dos Jogos da Juventude. É uma honra voltar a João Pessoa para dar início a mais uma edição dos Jogos da Juventude, que simbolizam a realização de sonhos e começo da trajetória, porque podem levar muitos desses jovens aos maiores palcos do esporte mundial", comentou Paulo Wanderley.
A abertura dos Jogos da Juventude 2024, que contou com diversas apresentações culturais, foi prestigiada pelo vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, que representou o prefeito Cícero Lucena; pelo secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim; pelo secretário de Educação, Wilson Filho; pelo secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura de JoãoPessoa, Kaio Márcio, entre outras autoridades, como o diretor-geral dos Jogos da Juventude, Kenji Saito.
Um dos pontos altos do evento foi o acendimento da pira olímpica, que contou com a participação de atletas como Bia Souza e Netinho.
As disputas— Ao todo, participarão dos Jogos da Juventude 4.208 atletas dos 26 e do Distrito Federal — a Paraíba contará com 162 atletas, além de oito dirigentes e 29 técnicos.
As disputas estão divididas em três blocos — para cada bloco, um grupo diferente de modalidades, com o primeiro indo até este sábado (16): badminton, judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo potência, ciclismo, ginástica rítmica e tênis de mesa.
Na próxima segunda-feira (22), as modalidades de natação, wrestling, ginástica artística, águas abertas, triatlo, vôlei de praia e basquete.
Atletismo, esgrima, voleibol e handebol integram o terceiro e último bloco, que vai do dia 24 ao dia 28. Os resultados das disputas poderão ser acompanhados diretamente no site da competição, o jogosdajuventude.org.br .
A Vila Olímpica e o Centro de Convenções têm o maior número de disputas, com as modalidades de badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei; e judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo, wrestling, ginástica artística, esgrima e handebol, respectivamente.
Mín. 20° Máx. 27°