A extensão rural continuada oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), tem proporcionado aos agricultores familiares da Paraíba a expansão e melhoria da produção agrícola, ajudando a conquistar mercado para seus produtos, além de aumentar a renda, garantir a estabilidade financeira e ter uma melhor qualidade de vida.
Família com esse perfil reside na Comunidade Rural Olho D’água, Distrito de Muquém, no município de Areia, no Brejo paraibano. O agricultor familiar, Elisandro Cruz, e a esposa dele, Rosa Dias, depois de retornarem da cidade de São Paulo, há 11 anos, começaram a investir na agricultura. A assistência técnica continuada oferecida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) mudou a vida de todos os familiares.
Comercializando a produção de hortaliças, fruteiras e derivados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o município, a família de agricultores comemora os benefícios obtidos com a extensão rural. No ano passado, o produtor rural comercializou mais de R$ 100 mil em produtos da agricultura familiar.
“Com os conhecimentos transferidos pela Empaer, foi possível ampliar e melhorar a produção, passamos a trabalhar com mais conhecimentos e segurança, atendendo às exigências dos mercados institucionais ou dos supermercados”, afirmou Elisandro Dias.
Para o agricultor, os programas sociais do governo foram o divisor de águas e, de modo especial, a presença da Empaer na orientação e no acompanhamento da produção e comercialização, que também orienta na condução de outras ações. O acesso à placa solar trouxe benefícios e redução nos custos da energia para a irrigação. A criação da associação dos produtores rurais da comunidade permitiu que outras famílias também fossem beneficiadas.
Mulher protagonista- A força de trabalho da mulher é bem visível na família de Elisandro Dias da Cruz e Maria Rosa, no processo de administrar das finanças e na fabricação de produtos que comercializam junto aos mercados institucionais e em supermercados.
A agricultora Rosa Maria Soares da Cruz, que trabalhava em uma cantina em São Paulo, retornando com o esposo, tem colocado em prática suas habilidades na fabricação de bolos, salgados e doces que passaram a compor o cardápio das escolas.
Tudo começou depois que participou de uma reunião sobre políticas públicas promovida pela Empaer e, orientada, passou a fabricar bolos e doces que comercializava ao PAA municipal. “Os técnicos da Empaer estão sempre nos ajudando, inclusive no uso da internet. Quando precisamos, os técnicos estão juntos”, afirmou.
Extensão rural– O engenheiro agrônomo Sales Júnior, extensionista rural da Empaer em Areia, que acompanha a família há mais de 10 anos, ressaltou a dedicação e atenção às orientações técnicas e novos conhecimentos, ajudando a melhorar as suas atividades agrícolas.
Sales Júnior destacou que o agricultor é protagonista de sua própria história, depois que saiu da iniciativa privada. Iniciando as novas atividades com o acesso à DAP e ao crédito financeiro, sendo depois credenciando para a comercialização da produção das hortaliças, bolos e salgados fabricados por sua esposa.
“É uma família bastante envolvida no seu trabalho, que integra o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e participa da Associação Comunitária que administra a feira de agricultores familiares que funciona semanalmente, em Areia”, comentou o extensionista.
Ainda conforme o extensionista, a Empaer participa desta ação levando conhecimentos e trocando experiência, tem ajudando na melhoria da qualidade de vida. “É nosso grande desafio e nossa missão. A Empaer está junta fazendo parte deste processo de desenvolvimento, o que é motivo de gratidão”, disse.
Apoio municipal- A coordenadora de Educação do Município de Areia, Edilene Franca, responsável na Prefeitura Municipal pelas Compras Institucionais da Agricultura Familiar, destacou a qualidade dos produtos agrícolas fornecidos pelos agricultores familiares assistidos pela Empaer.
Neste ano, informou, o processo de compras pelo PAA Municipal atingiu a soma de recursos superior a R$ 200 mil. “Mais compras estão programadas para serem realizadas até o fim do ano. A tendência da administração municipal é aumentar esse percentual das compras em 2025, beneficiando mais produtores rurais”, disse.
Segundo Edilene Franca, do ano de 2119 para 2024, as compras pelo PAA Municipal tiveram um aumento substancial. Houve um crescimento de 29% para mais de 60% na aquisição de alimentos destinados às escolas da rede municipal de ensino. Ela considerou isso um grande ganho para os produtores rurais. “Com a garantia da comercialização e do pagamento sem atraso, os agricultores familiares puderam ampliar sua produção”, afirmou.
A coordenadora de Educação do Município de Areia, disse que isso tem permitido aos produtores rurais melhorar a qualidade dos seus produtos e, consequentemente, oferecer aos alunos alimentos saudáveis. “A alimentação dos alunos se tornou mais saudável. Os alunos têm três refeições e, os que ficam em tempo integral, voltam às suas casas após a alimentação”, comentou.
Sobre o trabalho com a Empaer, ela disse que a empresa de extensão rural do Estado tem a contrapartida da prefeitura municipal e deve ser ampliada no próximo ano. A proposta da administração do município, junto com a Empaer, é procurar os produtores para saber o que eles precisam e definir conjuntamente as ações para que possa ajudá-los. “Temos uma parceria de sucesso”.
Edilene França informou que novos itens serão acrescidos ao cardápio das escolas, criando mais uma opção com carne de porco na alimentação para 4 mil alunos. “Agora, tudo o que os agricultores produzirem têm onde comercializar, porque nós compramos”, comentou.
Mín. 20° Máx. 26°