O Mapa do Turismo da Paraíba acaba de ser atualizado, passando agora a ter 70 cidades distribuídas em 13 regiões turísticas. A cidade de Lagoa Seca, pertencente à região Fórum Serra da Borborema, completa o mapa com suas riquezas naturais, roteiro religioso e ecoturismo. A informação já está oficializada, com a cidade constando no site oficial do Mapa, organizado pelo Ministério do Turismo.
Ao todo, 93 cidades são impactadas diretamente com o turismo, que mantém 9.477 pessoas e empresas ativas no Cadastur PB. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, que define a área a ser trabalhada prioritariamente com a aplicação e desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico - Setde e Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, vem investindo massivamente na promoção do Destino Paraíba e no programa Paraíbe-se, que valoriza a interiorização do turismo, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo para conhecer as riquezas e belezas do estado do litoral ao sertão. “A Paraíba está vivendo o seu melhor momento, sendo vista pelo mundo através das ações do Governo e sendo muito valorizada também pelo turista brasileiro. Os aeroportos de Campina Grande e João Pessoa já receberam mais de 1,4 milhão de passageiros esse ano, crescimento exponencial das agências de viagens e em julho deste ano chegamos a um faturamento de R$ 91,2 milhões, sendo o estado em 1º lugar no Nordeste”, afirma Rosália Lucas, secretária da Setde.
Para Miguel Ângelo, gerente de turismo da Setde, os municípios são valorizados com um programa de regionalização e interiorização próprio. “O Mapa traz critérios que levam os gestores municipais a buscarem as melhorias necessárias para as cidades, gerando renda e empregabilidade que movimentam toda a região. Com o apoio do Sebrae, nós estamos potencializando ainda mais a entrada de novas cidades e a formalização de Fóruns que estão se tornando Associações aptas a receber apoios para o desenvolvimento integrado e descentralizado.”
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, diz que entrar para o Mapa do turismo traz responsabilidades e exige compromisso. “Integrar o novo Mapa do Turismo da Paraíba representa o compromisso do município com o Ministério do Turismo, o Governo do Estado e sua população, de promover e desenvolver o turismo local e na região. E isso fortalece nossa capacidade de atuar de maneira integrada com as regiões turísticas, favorecendo investimentos, o desenvolvimento e a consolidação de novos produtos e destinos turísticos.”
Mín. 20° Máx. 27°