A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participa esta semana da 68ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), um dos maiores eventos agropecuários do estado, com ações voltadas à promoção da sustentabilidade e à conscientização ambiental.
Em um espaço reservado na Tenda Sustentável, entre os dias 12 e 14 de novembro,
técnicos e educadores ambientais da Sema compartilham conhecimentos sobre as práticas de preservação ambiental e incentivam a participação do público em atividades educativas, como o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).
Outra ação importante é a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas, produzidas nos viveiros do Parque Estadual do Cocó e do Parque Estadual Botânico do Ceará, que incentivam o plantio e o cuidado com o meio ambiente.
Na noite, dessa terça-feira (12), a pasta também foi destaque na Tenda Sustentável Eugênio Peixoto, com a participação da técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), Willyanne Rocha, em um painel sobre Economia Circular, destacando o compromisso do Estado em adotar práticas que busquem a recuperação e reutilização de materiais, promovendo uma cadeia produtiva mais verde e eficiente.
“A Sema desempenha um papel fundamental na promoção da economia circular no estado, criando e implementando políticas públicas que incentivam a redução de resíduos, a reciclagem, a reutilização de materiais e a sustentabilidade. Através de programas de gestão de resíduos, parcerias com o setor privado, educação ambiental e apoio a inovações tecnológicas, buscamos transformar a economia cearense em um modelo mais eficiente e sustentável, alinhado com os princípios da economia circular, que visam otimizar o uso de recursos e reduzir impactos ambientais”, pontuou Willyanne Rocha, além de apresentar os programas desenvolvidos pela Sema na seara da Economia Circular, como os Programas Auxílio Catador e Coleta Seletiva Solidária.
Para a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, a Expoece tem se destacado como uma das maiores exposições agropecuárias do Nordeste e é um espaço importante para dar visibilidade à pauta ambiental. “A participação da Sema na Expoece reafirma o compromisso do governo do Ceará com o desenvolvimento sustentável e a conscientização da população para as questões ambientais. Através dessas iniciativas, a Secretaria busca fomentar uma cultura de responsabilidade ambiental entre os cearenses e fortalecer o engajamento da sociedade em ações que contribuam para a construção de um futuro mais verde e sustentável para o Estado”, avaliou.
A Expoece 2024 acontece de 10 a 17 de novembro no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A expectativa é atrair os principais players do setor agropecuário do Nordeste, empresários e visitantes interessados nas novidades do setor. O evento deste ano inclui uma área de 600 m² dedicada a uma inédita exposição de animais de estimação, com competições de raças, adoções e um espaço comercial voltado para o mercado Pet.
Com estimativa de movimentar mais de R$12 milhões em negócios, a feira conta com a participação de 80% das empresas do setor e de todos os principais criadores do estado. A Expoece 2024 reafirma-se, assim, como um dos maiores eventos do agronegócio no Ceará, impulsionando o desenvolvimento e a inovação no setor.
Mín. 20° Máx. 27°