A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou na tarde da última quinta-feira (26), uma reunião estratégica no Batalhão do Corpo de Bombeiros com o comandante-geral, coronel Marcelo Araújo, o subcomandante, coronel Lucas, e o major Pablo. O principal tema discutido foi o combate aos incêndios florestais, incluindo ações de comunicação e educação ambiental, além das operações necessárias para evitar incêndios de grandes proporções, como o ocorrido no ano passado.
Durante a reunião, também foi abordada a busca por recursos e parcerias, tanto com outros órgãos do governo estadual quanto com entidades federais e municipais. A colaboração das prefeituras e entidades federais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o IBAMA, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal, foi destacada como essencial para o avanço das operações.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, o período que estamos iniciando exige atenção e cuidado redobrados. “No ano passado, tivemos um incêndio de grandes proporções e, observando o que vem ocorrendo em todo o país, estamos montando uma estrutura e iniciando o monitoramento via satélite na tentativa de conter os possíveis focos de incêndios. Esse é um período que requer muita atenção e cuidado e queremos estar preparados para conter qualquer situação”, afirmou a secretária.
Também participaram da reunião Adroilzo Fonseca, coordenador técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, o chefe de gabinete Ederson Lucena e o gerente-executivo de Mudanças Climáticas, Jancerlan Gomes.
No ano passado:
Em outubro do ano passado foi montada uma força-tarefa com a presença da equipe técnica da Semas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e brigadistas do PrevFogo/Ibama. De acordo com o monitoramento via satélite, o incêndio chegou a apresentar 32 focos de fogo – e esse aumento rápido aconteceu devido às condições climáticas que a estação apresenta. A área atingida foi de aproximadamente 270 hectares, sendo totalmente ou parcialmente 21 propriedades e posses rurais, das quais 12 no município de São José de Piranhas e nove em Nazarezinho. Não houve registro de feridos entre pessoas ou animais.
Mín. 20° Máx. 29°