O Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com universidades de todo o Brasil, e o programa Fazendo Justiça, promovem a "Oficina de cinema, educação e direitos humanos", que conta com participação de técnicos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). A ação, que vai até quinta-feira (26), tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento cinematográfico com enfoque em direitos humanos.
A oficina está inserida na programação da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, sendo direcionada aos profissionais dos escritórios sociais, com vistas à universalização do acesso à cultura em ações voltadas para pessoas egressas e familiares. “É uma oportunidade para proporcionar a união entre cinema e educação sob o viés da criação e experimentação, para abordar os direitos humanos. Para nossos técnicos da Funac, é enriquecedor, pois amplia o leque de conhecimentos teóricos e práticos permitindo o desenvolvimento de novas ações no âmbito socioeducativo”, ressalta a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
As aulas são abertas ao público e possuem uma abordagem prática, com o uso de dispositivos como o "Minuto Lumière" e o "Filme-Carta", visando à qualificação profissional no uso do cinema em práticas educacionais e de direitos humanos. Cada cidade selecionada contará com nove horas de imersão, que poderão ser divididas em até três encontros.
A professora de teatro da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Michele Cabral, coordenadora da 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, revela que as oficinas acontecem simultaneamente em todos os estados trabalhando o cinema aplicado à escola e à comunidade, utilizando os recursos como celulares e tablets. “É um trabalho focado na educação, então não serão desenvolvidos projetos de cinema e sim práticas de audiovisual e cinema para a sala de aula e para organizações e grupos que trabalham comunidades de jovens”, explica.
Foram disponibilizadas vagas para servidores da Funac, especialmente aqueles que foram pontos focais das unidades participantes do III Caminhos Literários. A ação ocorre no auditório do Cresol (Rua da Feira, s/n na Praia Grande – Reviver), das 17h às 20h.
Mín. 20° Máx. 29°