Vinte e três pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual), serviço que integra a Rede de Atendimento à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participam do curso profissionalizante na área de limpeza e conservação de ambientes.
O curso iniciou na segunda-feira (25) e terá duração de 21 dias e carga horário de 84 horas, com conteúdo teórico e prático. A capacitação acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio do 8° Distrito Policial.
"Os cursos abrem um leque de possibilidades para os pacientes que são assistidos pelo Caps AD, dando a eles a oportunidade de aprenderem algo novo, terem um ofício e carteira assinada, evitando também as recaídas e devolvendo dignidade com a geração de renda. Atrelado ao acompanhamento em saúde mental que recebem, eles poderão ser reinseridos na sociedade, reconquistando a autoestima, autovalorização e apoio familiar", disse o coordenador do Caps AD Estadual, Marcelo Costa.
Além do curso de limpeza e conservação de ambientes, a parceria com o Senac já oportunizou formação em confecção de bijuteria, de pães e pizzas, almofadas e puffs, bem como pintura em tecido. O treinamento se soma ao processo terapêutico utilizado pelo equipamento de saúde mental da SES, através das sessões de terapia ocupacional, tratamento medicamentoso e psicoterápico.
Participante do curso, Arlam Silva, de 32 anos, há seis meses está em tratamento no Caps AD Estadual. "Para mim, esse curso vai ser um curso, uma oportunidade que eu tenho de me profissionalizar, adquirir um bom emprego, para poder tirar o sustento meu e da minha família. Eu quero ser um ótimo pai, um ótimo avô, para eu poder estar sempre trabalhando, e ter uma chance até de estar contribuindo, um dia aposentar e ter uma boa vida", disse.
Com o curso de limpeza e conservação de ambientes, o Caps AD Estadual chega ao quinto curso profissionalizante realizado em 2024, somando mais de 125 pacientes beneficiados. O equipamento de saúde mental da SES atualmente está com 188 pacientes recebendo tratamento em regime diário (intensivo), semanal (sem intensivo) e quinzenal (não intensivo).
A unidade fica localizada no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e funciona de segunda a sexta, sempre das 7h às 19h, ofertando assistência multidisciplinar, como serviço social, psicologia, nutrição, além de suporte psiquiátrico e clínico geral, entre outros.
Mín. 20° Máx. 29°