O jovem Carlos Magno Sousa Santos, de 21 anos, paciente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), teve a sua rotina de tratamento transformada com um passeio para ver o mar. O momento de grande emoção foi realizado, nesta sexta-feira (20), sob os cuidados e dedicação de equipe multiprofissional da unidade. O hospital é unidade de referência em alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Acompanhado da mãe Rosa Maria Sousa, de 49 anos, Carlos Magno foi levado até a Praça dos Pescadores, localizada na Avenida Litorânea, onde pode contemplar a imensidão do mar, sentir o vento no rosto e os respingos da quebra das ondas. “Ah, não tem nem explicação para a emoção, porque ele sempre conversava com o irmão sobre essa vontade. E eu contei lá para equipe e eles fizeram essa surpresa. Eu estou feliz demais e ele também, é mais bonito do que ele imaginava”, disse Rosa Maria.
Natural de São João dos Patos, Carlos Magno, que tem síndrome de Down, foi internado no hospital no dia 8 de setembro, com um quadro grave de insuficiência respiratória e hipoxemia aguda, uma condição que se caracteriza pela baixa concentração de oxigênio no sangue. Agora, além de comemorar a evolução no tratamento do filho, Rosa Maria demonstrou o cuidado da equipe na unidade. “Quando eu cheguei lá, eu cheguei com o coração todo apertadinho, ele estava muito grave, com o pulmão muito comprometido e olha só onde nós estamos? Ele está bem melhor, em breve a gente vai receber alta e nós vamos para casa. Agradeço a Deus, e toda a equipe do hospital”, completou.
Humanização e segurança
A coordenadora da UTI, a médica Rosimarie Salazar, explica que a realização do sonho de Carlos Magno traz significativos benefícios para o tratamento do paciente. “Esse movimento faz parte da política de humanização do HCM e do Sistema Único de Saúde, onde a gente não enxerga ele só como paciente, mas de forma integral. Nós esperamos ele melhorar, estabilizar, para conseguir realizar seu desejo. É preciso todo um preparo da equipe para fazer esse trabalho de forma segura”, explicou.
Psicóloga do HCM, Poliana Braga, reforçou a importância de ações como essa para a saúde emocional dos pacientes. “O paciente nunca é visto só como um diagnóstico em si, ele vai ser visto em relação ao estado emocional, o estado psíquico. É trabalhado junto com a equipe multiprofissional dentro das UTIs, a melhora cognitiva do paciente. Esse movimento faz com que ele viva emoções positivas e até aceite melhor a internação”, destacou a psicóloga.
Durante o passeio, Carlos Magno Sousa Santos contou com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional da unidade formada por médica, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeira.
Mín. 20° Máx. 29°