Para compartilhar as boas práticas do Acre na gestão florestal, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, participa, nesta terça-feira, 11, e quarta, 12, em Manaus (AM), do evento “Concessões florestais no Brasil: construindo sinergias para a conservação da Amazônia”.
Organizado em colaboração com o Serviço Florestal Brasileiro , o encontro é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID Invest, e transcorre de forma paralela à Semana da Sustentabilidade 2024, com o objetivo de identificar e promover as melhores estratégias para conservação e uso sustentável dos recursos florestais.
O encontro tem a presença dos secretários de meio ambiente dos estados da Amazônia Legal e outros participantes e visa fomentar observação ao compromisso com a redução do desmatamento, a melhoria das condições de vida das comunidades locais e o fortalecimento da economia, por meio das concessões de manejo e restauração de florestas.
Conforme a secretária, o evento oferece a oportunidade de reflexão sobre o progresso alcançado na gestão de florestas de diversos estados, na conservação do meio ambiente, no financiamento ambiental e a troca de experiências entre os governos estaduais e federal.
“A concessão florestal é uma ferramenta essencial para promover o uso sustentável dos recursos naturais. Com a implementação de concessões bem-estruturadas, podemos garantir a conservação dos ecossistemas, ao mesmo tempo em que incentivamos o desenvolvimento econômico responsável. Este evento é uma oportunidade para discutirmos e definirmos as melhores práticas para alcançar esses objetivos, com a participação de todos os setores envolvidos”, afirma.
A gestora participou do painel “15 anos das concessões florestais. O que aprendemos neste caminho?”, com a moderação de Gastón Astesiano, chefe da Janela Única de PPP do BID; e participação de Marco Antonio Lagos, secretário do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam-RO); Renato Rosemberg, diretor do SFB; Nilson Pinto, presidente do Ideflor; Evandro Muhlbauer, sócio-proprietário da Madeflora.
Mín. 20° Máx. 31°