Entre os dias 21 de agosto a 15 de setembro, a Polícia Militar participa da Operação Shamar em todo estado do Espírito Santo, que visa o fortalecimento de ações preventivas, educativas e de combate à violência doméstica contra a mulher e o feminicídio.
A iniciativa acontece por conta da campanha do mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Agosto Lilás, quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coordena, em âmbito nacional, a força-tarefa contra este tipo de crime.
Durante a Operação Shamar estão concentrados esforços das forças de segurança para o desenvolvimento de ações policiais, preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate ao comportamento abusivo ou agressivo contra mulheres.
Neste propósito, a Direitos Humanos da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), através da Patrulha Maria da Penha, aliada a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM), da Polícia Civil, estão promovendo uma série de palestras itinerantes para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres.
A força-tarefa programou ações nos municípios de São José do Calçado, Guaçuí, Muqui, Laranja da Terra, Vargem Alta, Iconha, Boa Esperança, Conceição da Barra, São Gabriel da Palha e Pancas.
A Polícia Militar participa da ação com o intuito de garantir o cumprimento da legislação, bem como os direitos das mulheres, com vistas a prevenir e erradicar esse tipo de violência da sociedade.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 20° Máx. 31°