Na tarde de segunda-feira (28), a Polícia Militar Ambiental autuou um homem por desmatar uma área de 11.774 m², área maior que a de um campo de futebol. A mata, que já estava em estágio médio de regeneração com vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, fica apenas a 5km do centro de Guaçuí, na localidade conhecida como Antinhas.
Com uso de técnicas de Sistemas de Informações Geográficas – SIG, fotointerpretação de imagens aeroespaciais históricas do local e com as informações coletadas durante a fiscalização, os policiais conseguiram mensurar os danos e classificar o estágio de regeneração da vegetação.
O cidadão foi multado e teve a área embargada. E, ainda, responderá criminalmente pelo fato. Esse alegou aos policiais que a intenção era implantar um curral e pastagem no local.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental alerta que as florestas são um patrimônio do povo capixaba, são protegidas por lei e essenciais na manutenção da vida no planeta.
Qualquer denúncia de crimes ambientais pode ser feita através do disque denúncia, pelo número 181, ou pelo sítio eletrônico disquedenuncia181.es.gov.br .
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br
Mín. 20° Máx. 31°