O governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher) e em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou edição especial do programa Mulheres da Amazônia. O evento, ocorrido na manhã desta terça-feira, 15, na Prefeitura de Rio Branco, visou fortalecer políticas públicas para mulheres, e contou com a participação da secretária da Mulher, Márdhia El Shawwa, e de representantes municipais e estaduais.
O programa promove educação popular pela extensão universitária, com oficinas de capacitação para conselhos municipais de direitos da mulher, Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs) e redes de apoio a mulheres em situação de violência nos 22 municípios acreanos.
Márdhia El Shawwa enfatizou a importância da cooperação entre municípios e Estado na abordagem das políticas públicas para mulheres. “Precisamos educar para prevenir, e não apenas no Agosto Lilás, no 8 de março, mas no cotidiano, e o diálogo com a prefeitura é essencial”, disse.
Neuda Muniz, chefe do Departamento de Fortalecimento Institucional de Ações Temáticas e Participação Política, explicou que, além de capacitação, o programa prevê conversas no âmbito educacional: “Com abordagens pautadas no combate à gravidez não planejada na adolescência, estudantes de ensino médio da rede pública estadual dos 22 municípios do Acre devem ser atendidos”.
O programa é coordenado pela Dra. Fabiana Chaves, da Ufac, representada na ocasião por Joelda Pais, chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Pais reforçou que a educação de enfrentamento à violência começa na infância, “com os meninos aprendendo a respeitar, e as meninas vivendo a plena liberdade e aprendendo a independência”, finalizou.
Mín. 19° Máx. 30°