Fotos: Divulgação/IMA
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recebeu nesta segunda-feira, 14, a visita de parlamentares do estado do Rio Grande do Sul que buscam entender como funciona a gestão exitosa do licenciamento ambiental executada pelo IMA em Santa Catarina.
Os deputados compõem a subcomissão para tratar fiscalizações e concessões de licenças da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) que atua como órgão técnico fiscalizador, licenciando, desenvolvendo estudos e pesquisas e executando programas e projetos para assegurar a proteção e a preservação do meio ambiente no Estado no Rio Grande do Sul.
Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles, a visita da comitiva representa reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo IMA em Santa Catarina. “Com o apoio do governador Jorginho Mello e o trabalho técnico dos nossos servidores, estamos tornando o Instituto cada vez mais moderno, eficiente e reconhecido pelo modelo de gestão que contribui diretamente com o desenvolvimento ambiental, social, econômico e sustentável do estado”, reforçou a presidente.
Em Santa Catarina, todo o processo de análise e emissão de licenças é realizado pelo Sinfat. Por meio do programa, todo o procedimento é digital, do protocolo do projeto à análise e emissão de pareceres, concluindo com a emissão da licença quando atendidos todos os requisitos legais. Os dados do sistema auxiliam não apenas os analistas para a verificação dos processos, mas contribuem para a gestão das informações em outro programa do IMA, oBusiness Intelligence(BI) que também foi apresentado na ocasião.
O BI apresenta com detalhes o processo de licenciamento do Instituto, e permite saber o número de projetos protocolados, a quantidade exata de processos concluídos, dados de cada atividade, entre outros. Outro programa de gestão de informações é voltado ao acompanhamento de autos de infração, o GAIA, que permite o controle da tramitação dos processos, emissão das decisões sobre os processos administrativos, emissão de boletos, entre outros.
“A ideia é entender como o IMA conduz a gestão dos processos de licenciamento, para que possamos através da experiência do Instituto catarinense, levar as boas práticas desenvolvidas em Santa Catarina e também propor um processo de melhoria contínua para o estado do Rio Grande do Sul”, comentou o deputado Estadual Prof. Claudio Branchieri representando a comitiva.
Gestão
Entre as ações que têm garantido mais agilidade e eficiência ao órgão na gestão de licenciamento ambiental, destacam-se:
Mín. 19° Máx. 26°