O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou, entre os dias 07 a 11/08, em João Pessoa, da oficina de elaboração do 3º Ciclo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga ameaçadas de extinção (PAN Aves da Caatinga). A reunião tem como objetivo elaborar um Plano de Ação que trabalha a redução ou reversão das ameaças sobre 36 espécies de aves ameaçadas.
A Bahia possui várias espécies na lista de espécies alvo desse plano, além de ter incluído duas espécies que só estão ameaçadas na lista estadual. Essa integração potencializa as ações de conservação nos territórios onde as espécies ocorrem e inclui as mais diversas instituições nesse esforço de conservação.
“O Instituto participa, a mais de uma década, da elaboração e implementação dos Planos de Ação Nacional para Conservação de espécies ameaçadas de extinção. As aves da caatinga são importantes para avaliarmos a qualidade do habitat e implementar políticas públicas de conservação, neste bioma que é o coração do Nordeste do Brasil” , destaca a bióloga Sara Alves, da Coordenação de Gestão de Fauna do Inema.
Na próxima etapa, os objetivos e ações do plano serão monitorados pelo Grupo de Assessoramento Técnico – GAT durante cinco anos num grande painel de gestão que demonstrará o status de implementação desde plano.
Fonte: Ascom/Inema
Mín. 19° Máx. 26°